[weglot_switcher]

Espanhola Indumenti Pueri quase duplica posição nos CTT para 10%. BlackRock reduz posição

Após a não oposição do Banco Central Europeu para adquirir uma participação nos CTT, a espanhola Indumenta Pueri, através da Global Portfolio Investments, tornou-se no segundo maior acionista da cotada portuguesa, com mais de 10% do capital social. Já a BlackRock reduziu a exposição aos CTT para uma posição inferior a 2%.
23 Junho 2020, 18h10

A espanhola Indumenti Pueri, através da Global Portfolio Investments, reforçou a posição que detém nos CTT — Correios de Portugal.

Segundo um comunicado divulgado na Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) esta terça-feira, a empresa espanhola tornou-se dona de 10,0386% dos CTT na passada quinta-feira, 18 de junho, passando a ser o segundo maior accionista da cotada portuguesa. Até então, a Indumenti Pueri detinha uma posição de 5,6618% nos CTT.

Os CTT referiram que “em 12 de junho de 2020, o Banco Central Europeu notificou a Global Portfolio Investments da sua não oposição relativamente à aquisição da participação qualidificada acima de 10% do capital e direitos de voto nos CTT”.

A Indumenta Pueri é uma empresa sediada em Málaga, em Espanha, e tem participações sociais em vários sectores e é a detentora da marca de roupa infantil, Mayoral.

No comunicado, os CTT explicam que o Grupo Indumenta Pueri  os CTT explicam “tem outras subsidiárias cuja atividade é investir os excedentes de liquidez do grupo no mercado de capitais”. Foi no contexto desta atividade de investidor que o grupo espanhol se tornou acionista dos CTT em julho de 2017, através da empresa subsidiária Wilmingon Capital, com uma posição de 5,0011%. Mais tarde, em 29 de dezembro de 2017, a Wilmington Capital transferiu esta posição para empresa irmã, Global Portfolio Investments.

Diversamente, a maior gestora de ativos do mundo, a BlackRock, diminuiu a participação que tem nos CTT, que passou de 3% para menos de 2%, tal como foi comunicado ao mercado esta terça-feira, pela cotada portuguesa.

De acordo o site oficial dos CTT — que ainda não está atualizado com o reforço da posição acionista da Indumenti Pueri —, Manuel Champalimaud mantém-se como o acionista maioritário, detendo 13,12% do capital social da empresa.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.