[weglot_switcher]

Especialista da ONU sugere criação de banco para um oceano sustentável

Entre os meios de financiamento sugeridos estiveram taxas a aplicar ao shipping e ao turismo, e também fundos públicos e privados. Os ‘blue bonds’ e o ‘carbono azul’ foram instrumentos considerados importantes para a economia do oceano e para as populações.
15 Setembro 2022, 11h49

O enviado especial do secretário geral da Organização das Nações Unidas (ONU) para os oceanos, Peter Thomson, defendeu a criação de um banco que permita desenvolver um oceano sustentável, durante a conferência “MPA das Ilhas Selvagens: Um catalisador para uma economia azul sustentável”, que decorreu no Funchal.

Entre os meios de financiamentos para este banco, referiu Peter Thomson sugeriu a alocação de capital privado, uma taxa aplicada a empresas da indústria do sector.

O shipping foi também outra sugestão avançada por Peter Thomson, justificando essa taxação ao sector, com o volume de emissões poluentes ligados a esta indústria. Outros mecanismos de financiamento passariam por fundos públicos, taxação ao sector turístico.

Peter Thomson sublinhou que os ‘blue bonds‘, são “positivos catalisadores” para as economias do oceano, e destacou a importância da valorização do capital natural.

O enviado da ONU disse também que o ‘carbono azul’ é um aliado, sendo também vital para o bem-estar das populações.

Peter Thomson pediu também mobilização internacional para as questões do oceano, e sublinhou o compromisso de proteger 30% de áreas ligadas à terra e ao oceano.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.