[weglot_switcher]

Madeira: especialistas consideram pouco eficazes novas reduções de IRC

A isenção total de lucros retidos, o reforço de capitais próprios, e atuar sobre os custos de financiamento e das matérias-primas são consideradas medidas mais eficazes.
2 Junho 2023, 14h49

A Região Autónoma da Madeira atualmente já possui uma taxa de Imposto sobre Rendimento Coletivo (IRC) mais baixa em relação ao território continental, beneficiando da utilização do diferencial fiscal de 30%. Mas novas descidas deste imposto seriam desejáveis? Dos especialistas ouvidos pelo Económico Madeira existe uma convergência no sentido de existirem medidas mais eficazes do que novas descidas deste imposto. Entre elas a isenção total de lucros retidos, o reforço de capitais próprios, e atuar sobre os custos de financiamentos e das matérias-primas.

O professor do Instituto Politécnico do Porto, Ricardo Jorge, defende que novas descidas no IRC não iriam trazer muito efeitos para as empresas, salientando que a isenção total de imposto em relação aos lucros retidos teriam um maior benefício para o sector empresarial.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor. Edição do Económico Madeira de 2 de junho.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.