[weglot_switcher]

“Espero por ti em Lisboa” diz Costa a Macron

António Costa e Emmanuel Macron têm encontro marcado em Portugal em 2018 e defendem uma visão em comum em relação à Europa.
28 Julho 2017, 17h46

Uma Europa que centra as suas atenções nas prioridades do cidadão, como “a segurança, o emprego e confiança na capacidade de saber gerir os grandes desafios globais, sejam as alterações climáticas, sejam a globalização económica”, é o que segundo António Costa, em declarações à Lusa, Portugal e França têm em comum.

António Costa e Emmanuel Macron tiveram um almoço de trabalho no Palácio do Eliseu, em Paris, onde segundo as declarações do primeiro-ministro foi possível estreitar os laços e estabelecer uma visão em comum.

A prioridade à convergência económica para a estabilização da zona euro e para a reforma da União Económica e Monetária, é um dos focos em destaque dos dois países.

Entre assuntos como segurança, economia, alterações climáticas e emprego, os dois representantes do Governo de cada país, chegaram a algumas conclusões.

Para o chefe de governo português e para o presidente francês estão de acordo em avançar “em conjunto nos ambiciosos objetivos do Acordo de Paris”, que considerou “essencial para controlar as alterações climáticas”.

Costa acrescentou também que “é fundamental termos um melhor ‘mix’ energético e o reforço das interconexões entre a Península Ibérica, a França e o resto da Europa ajudará certamente todos a termos uma energia mais limpa, mais segura e, desde logo, contribuir para o objetivo do governo francês de reduzir em 50% a utilização da energia nuclear”.

António Costa terminou adiantando que o presidente francês estará em Portugal em 2018, para participar de uma cimeira de interligações energéticas.

“Espero por ti em Lisboa”, disse António Costa.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.