[weglot_switcher]

Esquema Ponzi: Fundo de Madoff paga milhões, mas não às vítimas

A empresa contratada pelo Estado norte-americano para restituir quatro mil milhões de dólares às vítimas do esquema Ponzi de Bernard Madoff já arrecadou 38,8 milhões de dólares em quatro anos, mas os investidores burlados continuam à espera.
24 Maio 2017, 12h45

Richard Breeden, o administrador do Fundo Vítimas de Madoff, tem como função distribuir quatro mil milhões de dólares pelos investidores burlados no esquema Ponzi. No entanto, a empresa contratada pelo Estado norte-americano já arrecadou 38,8 milhões de dólares em quatro anos e ainda não restituiu qualquer montante às vítimas do esquema de Bernard Madoff, de acordo com os dados de pagamentos do Departamento de Justiça.

Os investidores continuam à espera que os primeiros cheques cheguem, mais de oito anos depois da prisão de Madoff, revelam os dados pedidos pela Bloomberg News. Os honorários de Breeden, no entanto, têm sido pagos com dinheiro do fundo. Os burlados já conseguiram recuperar parte do dinheiro investido, mas através de outro fundo.

“É muito frustrante que estejam a ganhar dinheiro com isso, usando fundos que foram recuperados para as vítimas”, disse Daphne Brogdon, cuja família perdeu cerca de cinco milhões de dólares no golpe de Madoff, em declarações à agência Bloomberg. “Eles estão a devastar tudo o que pudéssemos receber.”

O fundo foi criado em 2012 para restituir os fundos perdidos por milhares de vítimas de Bernie Madoff, no esquema que envolveu cerca de 2,4 mil milhões de dólares apenas do maior investidor. Os cerca de 1,7 mil milhões de dólares recuperados são fundos do JP Morgan Chase & Co, o banco de Madoff que foi acusado de ignorar a burla.

De acordo com informações publicadas por Breeden no seu website, o plano será começar os pagamentos este ano. “Esperamos que a distribuição inicial aconteça em 2017 e que seja maior do que inicialmente pensado”, anunciou o administrador, citado pela Bloomberg.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.