José Maria Monteiro de Azevedo Rodrigues é o novo presidente da Comissão de Normalização Contabilística

A decisão foi tomada em Conselho de ministros e publicada hoje, sexta-feira, no Diário da República, informou o Ministério das Finanças em comunicado.

1 – Portugal

José Maria Monteiro de Azevedo Rodrigues é o nome escolhido para presidente da Comissão de Normalização Contabilística (CNC), entrando em funções na próxima quinta-feira, primeiro dia do mês de dezembro. A decisão foi tomada em Conselho de Ministros e publicada hoje, sexta-feira, no Diário da República, informou o Ministério das Finanças em comunicado.

A CNC é um organismo tecnicamente independente que tem a seu cargo a emissão de normas, pareceres e recomendações contabilísticas, tanto no que diz respeito às entidades do sector empresarial como do sector público.

O novo presidente do CNC, José Maria Monteiro Rodrigues, é licenciado em Finanças e mestre em Gestão de Empresas pelo Instituto Superior de Economia. Ocupa o cargo de vice-presidente do Banco Caixa Geral de Angola e é revisor oficial de contas, já depois de ter sido bastonário e presidente do Conselho Diretivo da Ordem dos Revisores Oficiais de Contas, segundo se pode ler no comunicado.

Recomendadas

PremiumSão poucos os contribuintes que pagam metade dos rendimentos em IRS

Dados do Ministério das Finanças mostram que menos de 0,01% dos contribuintes pagam IRS acima de 45%. Fiscalistas alertam, ainda assim, que taxas são “confiscatórias”, desincentivam o trabalho e podem promover emigração.

OE2023. Comissão Europeia pede orçamento português “coerente” com prudência orçamental

A Comissão Europeia instou hoje o Governo português a “tomar as medidas necessárias” para que o Orçamento do Estado para 2023 (OE2023) seja “coerente” com prudência orçamental, alertando para “riscos” no défice e dívida por apoios às famílias.

Portugal recebe plenário da OCDE e assina novos acordos de cooperação fiscal

Portugal irá organizar o 16.º encontro da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico em novembro de 2023. Na última edição, Estado português assinou acordos de troca de informação sobre rendimentos em plataformas digitais e offshores opacas.
Comentários