[weglot_switcher]

Está encerrado o concurso. Ensino superior ganha 53 mil novos alunos este ano

O número de alunos colocados através do Concurso Nacional de Acesso subiu 15% face ao ano passado. O crescimento foi maior nos politécnicos do que nas universidades.
30 Outubro 2020, 00h01

Está terminado o Concurso Nacional de Acesso, principal porta de entrada no ensino superior, que, no conjunto das três fases garantiu a colocação de 52.963 mil novos alunos este ano. Um crescimento de 15% em relação ao ano passado e um recorde face aos anos anteriores.

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior estima que no conjunto de todas as vias de ingresso entrem no ensino superior público 95 mil estudantes que em 2020-2021.

Segundo os números oficiais divulgados ao primeiro minuto desta sexta-feira, 30 de outubro, o número total de estudantes colocados aumenta principalmente nas instituições politécnicas: 18% e em instituições do interior, o que é reflexo das medidas de redistribuição territorial de vagas assumidas durante a presente legislatura. Nas universidades o acréscimo é de 15%.

O número de estudantes colocados especificamente na 3.ªfase do CNA é 1.466 estudantes (950 dos quais não tinham ainda qualquer matrícula), enquanto em 2019 haviam sido colocados 1.402 estudantes (840 dos quais não tinham ainda qualquer matrícula).

De assinalar também um aumento na taxa de ocupação de vagas face ao ano anterior, verificando-se que em 2020 foram ocupadas 94% das vagas iniciais (em 2019 haviam sido ocupadas 91%
das vagas). A totalidade das instituições de ensino superior aumentaram a percentagem de ocupação de vagas face ao ano anterior.

O número de vagas não ocupadas reduz-se face ao ano anterior, tendo sobrado 2006 vagas em 2020 (em 2019 haviam sobrado 2607 vagas). Estas vagas sobrantes podem agora ser utilizadas para a admissão no 1.º ano do par instituição/curso em causa através de concursos especiais e de concursos de mudança de par instituição/curso.

Para os estudantes agora colocados, a matrícula e inscrição é realizada entre 30 de outubro e 3 de novembro junto da instituição de ensino superior.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.