[weglot_switcher]

Estação espacial chinesa deve chegar à Terra amanhã

O Gabinete de Engenharia Espacial da China anunciou no WeChat que o Tiangong-1 atinge o planeta na segunda-feira, 2 de abril. As naves espaciais “não chocam com a Terra como nos filmes de ficção científica”, defendem os especialistas. Acompanhe aqui o percurso em direto.
1 Abril 2018, 10h17

A estação espacial chinesa Tiangong-1 deverá chegar ao planeta Terra esta segunda-feira, 2 de abril. O Gabinete de Engenharia Espacial da China anunciou este domingo no WeChat que a agência espacial reentrará na atmosfera terrestre durante o dia de hoje, a uma velocidade superior a 26 mil quilómetros (km) por hora.

Os especialistas chineses, que monitorizam o aparelho, garantem que “Palácio Celeste 1” (nome em Português) não deverá provocar danos e oferecerá um espetáculo “esplêndido” no céu, que se assemelha a uma chuva de meteoritos. Para acompanhar o seu percurso, pode utilizar o site Satview.

O gabinete chinês utilizou a rede social para descansar a população e garantir que as naves espaciais em queda “não chocam com a Terra como nos filmes de ficção científica, mas transformam-se numa esplêndida chuva de meteoritos”, de acordo com as declarações divulgadas pelas agências noticiosas internacionais e pela imprensa local.

As previsões da China sobre a estação que entrou em órbita em 2011 vão encontro das da Agência Espacial Europeia (ESA). As autoridades europeias apontavam para uma chegada ao ‘Planeta Azul’ às 07:25 de amanhã (hora local, 00:25 em Portugal), que pode ser “variável” e acontecer entre esta tarde e o início da próxima manhã.

A ESA também preparou um conjunto de Perguntas e Respostas para os mais curiosos, onde se pode ler que “em meados de janeiro, nave espacial estava a cerca de 280 km de altitude numa órbita que inevitavelmente declinará”. “Na maioria das vezes, queimar-se-á devido ao calor extremo gerado pela passagem a alta velocidade na atmosfera (algumas sondas, como as cápsulas Soyuz, são desenhadas para resistir à reentrada)”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.