PremiumEstado atribuiu 3,1 mil milhões em subvenções sem controlo

Subvenções aumentaram 1,3 mil milhões para 6,7 mil milhões de euros em 2019, revela IGF. Em quase metade do montante total, auditoria detetou ausência de avaliação da sua utilização e de concretização de objetivos estratégicos.

O valor concedido pelo Estado em subvenções públicas a entidades do setor privado subiu de 5.682 milhões de euros, em 2018, para cerca de 6.690 milhões de euros no ano seguinte, revela uma auditoria da Inspeção-Geral de Finanças (IGF), a que o JE teve acesso. Entidade de controlo financeiro alerta para deficiências na atribuição de quase metade (46%) do valor das subvenções como a ausência de avaliação da utilização da subvenção enquanto instrumento de financiamento e de concretização de objetivos estratégicos previstos.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Recomendadas

Eficiência energética na linha da frente para reduzir dependência de Putin

Governo e empresas analisam o atual momento da eficiência energética. Defendem que chegou a altura de Portugal e a Europa acelerarem para desligar a ficha de Moscovo e do regime de Vladimir Putin. Sector energético português está comprometido com metas.

Wimbledon: João Sousa e o australiano Jordan Thompson afastados em pares

O tenista português João Sousa e o australiano Jordan Thompson foram hoje eliminados na segunda ronda de pares de Wimbledon.

Itália alerta para subida de preço da energia por fecho do Nord Stream

O ministro da Transição Ecológica italiano, Roberto Cingolani, alertou hoje que se espera um novo aumento do preço da energia em Itália depois de a Rússia anunciar o fecho do gasoduto Nord Stream para manutenção, adiantou a EFE.
Comentários