[weglot_switcher]

Estado aumenta capital da EDIA em 7,6 milhões de euros (com áudio)

O aumento de capital ocorre através da emissão de 1.535.817 de ações nominativas, no valor de 5 euros cada, segundo informou esta segunda-feira a empresa responsável pelo investimento e gestão no projeto de regadio do Alqueva.
30 Agosto 2021, 16h05

O Estado voltou a aumentar o capital da empresa responsável pelo investimento e gestão no projeto de regadio do Alqueva. A EDIA informou esta segunda-feira no início do mês, mais precisamente a 9 de agosto, teve ‘luz verde’ o aumento do capital social da empresa em 7.679.085 euros.

A aprovação ocorreu por deliberação social unânime e escrita, de acordo com o documento enviado pela EDIA – Empresa de Desenvolvimento e Infra-Estruturas do Alqueva à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

O aumento de capital ocorre “através da emissão de 1.535.817 de ações nominativas, no valor de 5 euros cada, a subscrever e a realizar pelo Estado, em numerário”, detalha o suprarreferido o comunicado, que não refere os motivos da operação.

O último aumento de capital da EDIA aconteceu em março deste ano, no montante de 40,6 milhões de euros, para dar resposta ao serviço da dívida e ao investimento que a empresa tinha em curso.

No ano passado, a EDIA a agravou os prejuízos de 2,67 milhões de euros para 13,86 milhões de euros. Ainda assim, a empresa pública fechou 2020 com um volume de negócios de 36 milhões de euros, mais 8% que em 2019. Segundo o relatório e contas da EDIA, divulgado no final de abril, o EBITDA (lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização) também subiu neste período, cerca de 14%, para aproximadamente 12 milhões de euros.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.