[weglot_switcher]

Estado francês vende 1,21 mil milhões de euros em ações da Renault

França diminuiu a sua participação na Renault, passando agora a deter apenas 15% do construtor gaulês. O negócio rendeu aos cofres do Eliseu 1,21 mil milhões de euros.
3 Novembro 2017, 17h28

O Governo de Macron concluiu a venda de 1,21 mil milhões de euros de ações da Renault, desfazendo-se assim das ações adquiridas aquando da luta de poder com o construtor. No total, o estado francês desfez-se de 14 milhões de ações da Renault, reduzindo a participação na empresa para os históricos 15%, segundo a agência estatal de investimento, a APE, que acrescentou que a Renault deverá adquirir cerca de 1,4 milhões destas ações.

Recorde-se que foi o atual presidente, Emmanuel Macron, que, em abril de 2015, ainda como ministro da Economia, levou adiante a compra das ações, aumentando a participação estatal na empresa, para impedir que a Nissan – que gera a maior parte dos dividendos da Aliança – o fizesse. Agora, cumpre uma promessa feita na altura, de retirar das mãos do governo, as ações extra. Esta venda poderá ajudar a acalmar as tensões existentes entre Carlos Ghosn, CEO da Renault e da Nissan, e o governo de Macron.

À boleia de uma forte performance comercial, as ações da Renault subiram 16% nos dois últimos meses para os 86,6 euros por ação, o que coloca a valorização da Renault em 25,6 mil milhões de euros. Apesar de diminuir a sua participação, o Estado Francês continuará a ser o maior acionista da Renault, ligeiramente acima da Nissan.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.