[weglot_switcher]

Estado Islâmico faz nova ameaça a Espanha (agora num vídeo em castelhano)

O ISIS volta a ameaçar Espanha. Num vídeo em castelhano avisa quer quer recuperar a Península Ibérica, a que chama Al-Andalus, e promete vingança.
24 Agosto 2017, 12h27

É a primeira vez que o Estado Islâmico divulga um vídeo em espanhol. Numa mensagem divulgada nas redes sociais, um jihadista de cara descoberta, fala um castelhano com sotaque árabe: “Com a permissão de Alá, Al-Andalus voltará a ser o que sempre foi: terra do califado”. Al-Andalus, é o nome que o grupo extremista dá à Península Ibérica, e parece ser uma nova ameaça a Espanha.

O mesmo homem, identificado no vídeo como Abu Lais Al Qurdubi, que pode ser traduzido por ‘El Cordobés’, segundo o El País, e é Muhammad Yasmin Ahram. De acordo com o jornal espanhol, que cita fontes policiais, o homem tem 22 anos, é espanhol, nascido na cidade de Córdoba. Os pais são Tomasa Pérez, espanhola de 41 anos, e Abdelah Ahram, marroquino de 42 anos, preso em Tânger, Marrocos, por ligações ao jihadismo radical.

O vídeo termina com um apelo aos cristãos espanhóis para fazerem a jihad onde estiverem, e promete vingança: “Se não podes fazer a Hégira ao Estado Islâmico, a jihad não tem fronteiras. Faz a jihad onde estiveres. Aos espanhóis cristãos, não se esqueçam do sangue dos muçulmanos derramado pela inquisição espanhola. Vingar-nos-emos da vossa matança e da que estão a fazer agora com o Estado Islâmico”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.