[weglot_switcher]

Estado perde 100 milhões de impostos com tabaco ilegal

No ano passado o número de cigarros apreendidos pela GNR atingiu os 198 milhões de cigarros.
10 Março 2017, 07h46

No ano passado, o Estado perdeu aproximadamente 100 milhões de euros em receitas fiscais oriundas do tabaco e foram apreendidos 198 milhões de cigarros. Os números foram avançados ao “Diário de Notícias” através de fonte oficial da Guarda Nacional Republicana.

“A falta de harmonização fiscal na União Europeia torna o contrabando de tabaco altamente lucrativo para as redes criminosas”, garante ao DN o coronel Magalhães Pereira. De acordo com o comandante da Unidade de Acção Fiscal da Guarda Nacional Republicana, há marcas brancas, “produzidas em fábricas clandestinas dos Balcãs e do Leste europeu em países onde o imposto sobre o tabaco é mais elevado”, que estão a ser colocadas no mercado.

Entre os locais onde encontram estas fábricas destacam-se os seguintes países: Espanha, Reino Unido, Alemanha, Áustria, Holanda, Bósnia, Eslováquia, República Checa, Lituânia, Estónia, Polónia, Letónia, Bulgária, Ucrânia, Macedónia, Grécia, Rússia e Bielorrússia.

Os cigarros ficaram mais caros a partir de dia 1 de fevereiro, com um agravamento de dez cêntimos do Imposto sobre o Tabaco. Quem fuma SG Ventil, a marca mais popular produzida pela Tabaqueira,  vai ter de pagar 4,70 euros por maço a partir de dia 1 de fevereiro. Um novo aumento para os fumadores com a subida em generalizada da taxa do elemento específico em 3% e harmonização da taxa do elemento ad valorem para 16% nos cigarros, tabacos de fumar, rapé, mascar e tabaco aquecido.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.