[weglot_switcher]

Estado relança venda do Efisa em janeiro

A alienação deverá ser realizada por concurso público, limitado a entidades que preencham os requisitos e sejam “selecionadas de acordo com os critérios definidos.”
22 Dezembro 2017, 12h59

A “holding” estatal informou, hoje, o mercado que o procedimento de alienação do Banco Efisa será lançado durante o mês de janeiro de 2018 com a publicação do respetivo anúncio, confirmando a notícia avançada hoje pelo Jornal Económico.

“A alienação deverá ser realizada por concurso público, limitado a entidades que preencham determinados requisitos e que venham a ser selecionadas de acordo com os critérios definidos no respetivo programa de concurso”, explica a Parparticipadas, no comunicado enviado à CMVM.

A vendedora diz acreditar que o procedimento possa ser concluído, com a adjudicação da proposta vencedora, num prazo de três a quatro meses.

Tal como o “Jornal Económico” avançou, a privatização do Efisa está ser relançada, após o fracasso da primeira tentativa de alienação, à Pivot, sociedade detida pela gestora de fundos Aethel Partners. A operação está a ser conduzida pela holding estatal que ficou com os ativos do BPN, nacionalizado em 2008.Isto depois de o Governo ter dado luz verde, no fim de agosto, à reabertura do processo de privatização do Banco Efisa.

Na edição desta sexta-feira, o semanário de economia adianta ainda que o Banco Económico, ex-BES Angola, pretende ter uma presença em Portugal, através da abertura de uma sucursal ou da compra de uma instituição que tenha licença bancária para operar no nosso país. A instituição angolana tem mantido contactos com o supervisor português e pediu informações sobre o Banco Efisa, cujo processo de venda está a ser relançado.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.