[weglot_switcher]

Estado vai apoiar famílias monoparentais que percam contrato de arrendamento

Governo levará brevemente ao Conselho de Ministros um programa com medidas para pais sozinhos carenciados, ou idosos.
17 Abril 2018, 09h08

O Estado português vai dar apoio a quem não tenha capacidade financeira para arranjar arranjar casa no mercado, através de um empréstimo bonificado para compra, construção de uma habitação, ou reabilitação da casa onde reside.

A notícia é avançada esta terça-feira pelo jornal “Público” que refere que esta medida será intermediada pelas autarquias e pode ser realizada por uma associação de moradores, ou em nome individual. Este programa será apresentado em breve no Conselho de Ministros, no qual estão incluídos famílias monoparentais, pessoas acima dos 65 anos, ou com deficiência a quem não foi renovado o contrato de arrendamento, pessoas sem abrigo, ou quem não tenha alternativa após ser despejado.

O Programa Nacional de Reformas (PNR) prevê que até 2020, o Governo contrate oito mil fogos de “habitação de interesse social financiada” ao abrigo do 1º Direito – Programa de Apoio ao Acesso à Habitação.

Em fevereiro o Levantamento Nacional das Necessidades de Realojamento Habitacional concluiu que existem quase 26.000 famílias com carências habitacionais em Portugal, sendo necessário um orçamento de 1.700 milhões de euros.

Em 2016 os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) revelaram que um terço das famílias monoparentais está em risco de pobreza, comparando com 18,3% da população geral e 17% dos idosos.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.