Estados Unidos e Israel realizam exercício militar conjunto em grande escala

Israel e os Estados Unidos estão a desenvolver um exercício militar conjunto em grande escala em território israelita, apresentado como o maior de sempre. Com o Irão em pano de fundo.

Israel e os Estados Unidos estão a desenvolver um exercício militar conjunto em grande escala em território israelita, considerado o maior de sempre, e com uma mensagem dirigida ao Irão e outros países que lhes são hostis.

A operação militar, denominada “Juniper Oak”, teve início na segunda-feira e também tem como objetivo ser uma demonstração de força num cenário de instabilidade internacional, marcada pela invasão russa da Ucrânia em fevereiro do ano passado, além da rivalidade crescente com a China, segundo órgãos de comunicação israelitas que citam altos responsáveis norte-americanos.

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, observou o exercício em curso, acompanhado pelo ministro da Defesa e altos funcionários militares, no centro de controlo do Exército.

Nesse local, “foram informados tanto sobre a atividade das forças aéreas, terrestres e navais no exercício quanto sobre o treino conjunto com o Exército dos Estados Unidos”, especificou o Governo de Israel em comunicado.

“Este exercício expressa a parceria estratégica inquebrável entre Israel e os EUA e constitui mais um passo na construção da força militar israelita”, declarou Netanyahu.

Por sua vez, o ministro da Defesa, Yoav Gallant, enfatizou que o exercício “é um passo positivo que melhora e aumenta as capacidades de defesa de Israel”.

Segundo a imprensa, cerca de 6.400 soldados norte-americanos participam no exercício em conjunto com cerca de 1.100 soldados israelitas, além de 142 aviões e 12 navios.

Esta operação, considerada de grande escala e organizada de forma muito rápida, inclui exercícios no solo, mar, ar e uso de meios eletrónicos.

Também é usada uma ampla gama de munições reais que irão simular combates com forças inimigas. Por sua vez, os Estados Unidos empregam lançadores de ‘rockets’ Himars, e mísseis de cruzeiro.

Recomendadas

PremiumLeia aqui o Jornal Económico desta semana

Esta sexta-feira está nas bancas de todo o país a edição semanal do Jornal Económico. Leia tudo na plataforma JE Leitor. Aproveite as nossas ofertas para assinar o JE e apoie o jornalismo independente.

Mali. ONU lança apelo por 688 milhões de euros para ajudar 5,7 milhões de pessoas

A Organização das Nações Unidas (ONU) lançou hoje um apelo por 751 milhões de dólares (688 milhões de euros) para dar resposta às necessidades urgentes de 5,7 milhões de pessoas no Mali.

JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta quinta-feira

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcam o dia informativo desta quinta-feira.
Comentários