[weglot_switcher]

Estados Unidos investigam acionista chinês da TAP

O desconhecimento ao pormenor do alcance do conglomerado está a preocupar os Estados Unidos, que colocaram já em marcha uma investigação ao grupo.
18 Dezembro 2017, 11h57

O grupo chinês HNA, que detém 2,52% do capital da TAP, tem estado nas bocas do mundo, mas a sua atividade empresarial continua envolvida em mistério. O desconhecimento ao pormenor do alcance do conglomerado está a preocupar os Estados Unidos, que colocaram já em marcha uma investigação ao grupo, avança a agência Bloomberg.

A investigação acontece numa altura em que o HNA está a tentar entrar no capital da SkyBridge Capital, a empresa de fundos especulativos criada por Anthony Scaramucci, que chegou a diretor de comunicação do presidente norte-americano, Donald Trump, ainda que durante pouco tempo. Os norte-americanos estão preocupados tendo em conta que o grupo HNA está a ser processado por ter alegadamente contribuído para a falência de uma empresa de viagens.

A isso acresce que a denúncia de uma empresa de tecnologia que dá conta de que o HNA terá fornecido informações falsas e inconsistentes ao Comité de Investimento dos Estados Unidos. A empresa defende que tal terá levado ao início do colapso da empresa. O HNA desmente.

Também na Alemanha, o grupo está a ser investigado para se averiguar se a entrada no capital do Deutsche Bank foi feita de acordo com a legislação em vigor. Esta investigação pode ainda estender-se ao Banco Central Europeu (BCE), que quer confirmar a veracidade das informações prestadas, na sequência do anúncio feito pelos reguladores suíços de que o grupo chinês havia fornecido dados incorretos em relação às suas participações a nível mundial.

O grupo HNA tornou-se recentemente acionista de gigantes empresariais como o Deutsche Bank e o Hilton Worldwide Holdings. Desde o início de 2016, o HNA fechou mais de 40 mil milhões de dólares (33 mil milhões de euros) em aquisições em seis continentes e gastou milhões de dólares na compra de dívida. Em Portugal, a empresa é acionista da TAP, através do consórcio Atlantic Gateway e da companhia brasileira Azul.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.