[weglot_switcher]

Estados Unidos preparam novas e mais duras sanções aos oligarcas russos e famílias

A Casa Branca vai anunciar novas medidas sancionatórias contra a Rússia, neste caso dirigidas a personalidades ligadas ao Kremlin. De acordo com a informação veiculada pela “CNN”, estas sanções vão ser mais duras do que aquelas que foram aplicadas pela União Europeia.
3 Março 2022, 18h09

Os Estados Unidos preparam mais sanções para aplicar aos russos, na sequência do avanço das tropas russas em território ucraniano. As novas medidas sancionatórias devem ser anunciadas esta quinta-feira e serão dirigidas, mais uma vez, aos oligarcas russos.

De acordo com fontes contactadas pela “CNN”, estas sanções vão ser mais severas do que as que foram aplicadas pela União Europeia (UE) na passada segunda-feira. Os Estados Unidos devem seguir a mesma lista de oligarcas que foram alvo do Ocidente europeu, mas as medidas vão estender-se às respetivas famílias e incluir a proibição de viajar em território norte-americano.

Segundo a agência “Bloomberg”, as medidas vão impedir transferências de bens para os cônjugues ou crianças, estratégia que foi usada no passado para fugir à imposição de sanções como estas.

As mais recentes medidas surgem depois de, após o início da invasão russa à Ucrânia, os Estados Unidos (à semelhança da União Euopeia e de vários países) terem anunciado sanções à Rússia. Washington sancionou bancos russos e oligarcas.

A Casa Branca aplicou também sanções a 13 empresas russas, que ficam impedidas de ganhar dinheiro em solo norte-americano. As sanções incluem ainda restrições nas exportações de tecnologia, com impacto nos sectores militares e aeroespacial russos. O presidente Joe Biden sancionou também bancos e empresas bielorrussas, assim como pessoas ligadas ao regime bielorrusso.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.