Estados Unidos superaram expectativas de criação de emprego

EUA conseguem criar 517 mil novos postos de trabalho no país em janeiro.

10 – Estados Unidos

O Departamento do Trabalho dos Estados Unidos divulgou hoje o relatório de emprego, mostrando que os EUA superam as expectativas na criação de empregos, conseguindo gerar 517 mil novos postos em janeiro, mostrando um ritmo acelerado. Já a taxa de desemprego desceu para um novo patamar histórico de 3,4%, segundo avança a Reuters.

Em dezembro de 2022 os EUA tinham registado a criação de 260 mil novos postos de trabalho, um número que duplicou no primeiro mês de 2023. Os economistas calculavam que apenas seriam adicionados 185 mil novas posições. O salário médio por hora diminuiu 0,3% ,depois de ter crescido 0,4% em dezembro do ano passado.

A taxa de desemprego também registou uma descida comparada com a taxa de dezembro, fixando-se nos 3,4%. O relatório sobre o emprego deve permitir que o U.S. Central Bank, que está focado na inflação salarial, mantenha um ritmo moderado o aumento de taxas e reduza o risco de recessão este ano.

O presidente do Fed, Jerome Powell, referiu aos repórteres na quarta-feira que “a economia pode retomar a uma inflação de 2% sem ter uma recessão realmente significativa ou um grande aumento do desemprego”. Uma vez que os salários estão moderados e a inflação está com uma tendência decrescente, os economistas começam a acreditar e concordar com esta afirmação.

Recomendadas

Medida do IVA 0% nos bens essenciais, em destaque nos jornais espanhóis

O “El País” nota que as notícias do fim do IVA em produtos básicos e aumento do salário dos trabalhadores da Função Pública chegaram no mesmo dia em que o INE confirmou que o défice se situou em 0,4% do PIB.

Crise da Inflação: Subida na isenção de IRS no subsídio de refeição dá alívio fiscal de 132 milhões de euros no privado

A subida do subsídio de refeição da função pública para seis euros, a partir de abril, vai fazer avançar para este valor a isenção de IRS deste tipo de subsídio pago em dinheiro.

Crise da Inflação: Presidente do Governo dos Açores diz que medidas não devem “excluir” a região

O presidente do Governo açoriano referiu que tem vindo a alertar para esta necessidade nas reuniões do Conselho de Estado e no diálogo que mantém com o primeiro-ministro, António Costa.
Comentários