O Departamento do Trabalho dos Estados Unidos divulgou hoje o relatório de emprego, mostrando que os EUA superam as expectativas na criação de empregos, conseguindo gerar 517 mil novos postos em janeiro, mostrando um ritmo acelerado. Já a taxa de desemprego desceu para um novo patamar histórico de 3,4%, segundo avança a Reuters.
Em dezembro de 2022 os EUA tinham registado a criação de 260 mil novos postos de trabalho, um número que duplicou no primeiro mês de 2023. Os economistas calculavam que apenas seriam adicionados 185 mil novas posições. O salário médio por hora diminuiu 0,3% ,depois de ter crescido 0,4% em dezembro do ano passado.
A taxa de desemprego também registou uma descida comparada com a taxa de dezembro, fixando-se nos 3,4%. O relatório sobre o emprego deve permitir que o U.S. Central Bank, que está focado na inflação salarial, mantenha um ritmo moderado o aumento de taxas e reduza o risco de recessão este ano.
O presidente do Fed, Jerome Powell, referiu aos repórteres na quarta-feira que “a economia pode retomar a uma inflação de 2% sem ter uma recessão realmente significativa ou um grande aumento do desemprego”. Uma vez que os salários estão moderados e a inflação está com uma tendência decrescente, os economistas começam a acreditar e concordar com esta afirmação.