[weglot_switcher]

“Estamos a evitar o confinamento a todo o custo”, afirma Lacerda Sales

O Secretário de Estado Adjunto e da Saúde refere que a população não terá de ficar confinada se conseguir manter o distanciamento social e o comportamento individual.
  • António Lacerda Sales, secretário de Estado da Saúde
19 Outubro 2020, 14h37

António Lacerda Sales assume que o Governo está a tomar todas as medidas para evitar um novo confinamento em Portugal. Na conferência de imprensa realizada esta segunda-feira, 19 de outubro, o Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, foi questionado sobre se as medidas de confinamento e recolher obrigatório em outros países podem vir a ser aplicadas em Portugal.

“Cada país tem usado a sua estratégia estamos a aprender uns com os e outros. Obviamente que estamos a todo o custo evitar o confinamento porque não podemos ficar fechados todo o inverno. Tomamos medidas graduais que visam a convivência com o vírus e a normalidade possível na nossa vivência coletiva”, afirma.

Lacerda Sales salienta que a população não tem garantidamente de ficar confinada se conseguir manter o distanciamento social e o comportamento individual. “Essa etiqueta comportamental social é uma exigência não só no nosso meio laboral, como também familiar”, frisa.

O Secretário de Estado Adjunto e da Saúde falou ainda sobre a segunda fase da vacinação contra a gripe sazonal que teve início esta segunda-feira. “Adquirimos dois milhões de vacinas, mais 34% que no ano passado. Diversificamos os pontos de vacinação, haverá 200 mil vacinas do SNS para administração e farmácias comunitárias de todo o país”, sublinha.

O programa de vacinação para pessoas com mais de 65 anos e com problemas de saúde já teve até ao momento uma adesão de 70% a nível nacional das farmácias comunitárias, garantindo uma cobertura em 256 concelhos, cerca de 92% a nível nacional.

“Pretende-se que este programa seja dinâmico e que vá envolvendo o maior número possível de farmácias. Foram disponibilizadas 10 mil doses para os farmacêuticos de farmácias comunitárias para a primeira semana de vacinação. Estamos em crer que o processo decorrerá bem”, realça Lacerda Sales.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.