[weglot_switcher]

Onde estão os laços comerciais mais fortes do mundo?

Com o Brexit ‘à porta’, ganha cada vez mais relevância quais serão as consequências desta saída para o comércio britânico.
  • Kieran Doherty/Reuters
30 Janeiro 2017, 17h16

A Europa é a região com os tratados comerciais mais fortes, de acordo com um estudo da VoxEu. Com o Brexit ‘à porta’, ganha cada vez mais relevância quais serão as consequências da saída da União Europeia para o Reino Unido, em termos comerciais.

O estudo prevê que o comércio do Reino Unido caia 28%, com o plano estratégica de saída anunciado pela primeira-ministra.

“Um Brexit mais “duro” pode ter um impacto negativo mais forte no comércio de serviços e integração de cadeias de valor, que dependem mais da profundidade da UE”, defendem os autores do estudo, Alen Mulabdic, Alberto Osnago e Michele Ruta.

O mapa – as cores tornam-se mais escuras quando os acordos comerciais são mais fortes – mostra que a União Europeia é o mais forte dos 279 acordos, em 44 áreas de políticas públicas, que entraram em vigor até 2015.

mapa

 

Segundo a análise da VoxEU, este cenário alterou-se radicalmente nos últimos 25 anos. O número de acordos preferenciais aumentou de 51, em 1990, para 279, em 2015.

“Os acordos comerciais modernos são cada vez mais “profundos” no sentido de que abrangem muitas questões regulamentares e políticas que vão além das tarifas, como serviços, investimento, concorrência e proteção dos direitos de propriedade intelectual”, defendem os autores do estudo.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.