[weglot_switcher]

Estas 49 aldeias são candidatas às 7 Maravilhas de Portugal

Votação arranca em julho, durante as sete Galas a emitir aos domingos pela RTP.
7 Abril 2017, 17h42

A organização das 7 Maravilhas de Portugal – Aldeias acaba de revelar as 49 aldeias pré-finalistas.

Estas 49 aldeias, 7 por cada uma das 7 categorias a concurso, foram reveladas na Aldeia da Pena, em S. Pedro do Sul, pelo Conselho Científico do projeto, e a cerimónia foi presidida pelo Ministro da Agricultura, Luís Capoulas Santos.

O Centro é a região de turismo com maior número de aldeias a concurso, com um total de 14 candidaturas. Segue-se o Alentejo e Ribatejo, ambas com 9 aldeias candidatas e a região Norte, com 8. Açores e Algarve concorrem com 6 aldeias cada. Já a Madeira conta com 4 aldeias a concurso e Lisboa e Vale do Tejo com 2 aldeias.

A promoção em torno das aldeias pré-finalistas começa agora e a votação arranca no mês de  julho, durante as 7 Galas, uma por categoria, a emitir aos domingos pela RTP. Em cada gala, os portugueses vão poder eleger 2 finalistas que passam para a votação final. As 7 vencedoras são conhecidas a 3 de setembro.

As 49 aldeias pré finalistas resultam da votação do Painel de Especialistas, 49 individualidades, 7 de cada região de turismo do país, que analisou e votou na lista longa de 446 candidaturas. A votação do Painel de Especialistas foi auditada pela Pricewaterhousecoopers (PwC), que assegura a idoneidade de todo o processo de votação.

Luís Segadães, Presidente das 7 Maravilhas, assinala, em comunicado, “o equilíbrio da distribuição geográfica das aldeias pré finalistas, que ocupam todo o território nacional”, assumindo-se satisfeito “com o trabalho feito pelo Painel de Especialistas que retratou na perfeição a enorme diversidade nacional”.

Recorde-se que as categorias a concurso são: Aldeias-Monumento; Aldeias de Mar; Aldeias Ribeirinhas; Aldeias Rurais; Aldeias Remotas; Aldeias Autênticas; e Aldeias em Áreas Protegidas.

Este projeto conta com o apoio institucional do Gabinete do Ministro Adjunto, do Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, da Secretária de Estado do Turismo, do Turismo de Portugal, da Unidade de Missão para a Valorização do Interior, ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e Florestas, Centro Nacional de Cultura, Federação Minha Terra, e Associação Portugal Genial.

Pode consultar aqui a lista 49 Aldeias Pré Finalistas

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.