[weglot_switcher]

Estas ilhas não são para turistas com pouco dinheiro

O Presidente da República de Palau, ilha situada na Micronésia, quer construir apenas hotéis de cinco estrelas para atrair turistas com mais dinheiro. É uma estratégia que pretende “proteger a ilha” do desgaste ambiental.
21 Fevereiro 2017, 17h23

O presidente das Ilhas Palau, Tommy Remengesau, propôs uma nova lei que vai permitir apenas a construção de hotéis de cinco estrelas na ilha, de modo a limitar a estadia a turistas com dinheiro.

Remengesau quer implementar esta estratégia turística “de qualidade, em vez de quantidade” – focando-se nos viajantes com mais dinheiro para gastar. Esta estratégia vem da necessidade em controlar a quantidade de pessoas na ilha, para diminuir o impacto ambiental.

Mas Palau depende do turismo: 85% do PIB vem dos turistas que vão passar férias à ilha. Mas ao longo dos anos o número crescente de visitantes tomou-se também o seu mal. O elevado número de pessoas provocou graves danos nos recifes de corais e distúrbios da vida selvagem. Tommy Remengesau quer apenas trabalhar com marcas de luxo que podem construir as suas própria infra-estruturas – de estradas novas a sistemas de tratamento de água. Os hotéis vão ser recompensados pelo governo com “isenções fiscais” , disse Remengesau, citado pelo site australiano Traveller.

Não é a primeira vez que o presidente da ilha tenta controlar o turismo. O arquipélago é particularmente popular entre os turistas chineses mas acabam por gastar pouco dinheiro. Para desencorajar estes viajantes, o governo de Palau reduziu para metade o número de voos charter da China em 2015. Esta medida provou ser eficaz: “enquanto o número de turistas diminuiu, o gasto turístico real subiu”, disse Remengesau à Traveller.

Palau está localizado ao norte da Indonésia e a sudeste das Filipinas.

 

(Notícia atualizada às 18h38)

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.