Foi vandalizada uma escultura da antiga primeira-ministra britânica Margaret Thatcher na sua cidade natal de Grantham. Era sabida a ameaça do lançamento de ovos na direção da estátua e assim foi, com um grupo de protestantes a manifestar-se atrás de uma vedação temporária, horas antes do momento programado para a sua inauguração, de acordo com “The Guardian“.
Apesar de estar elevada a três metros do chão, a estátua foi atingida e, na sequência, ouviram-se ruidosos sons do grupo de pessoas, em forma de celebração. Uma manifestação que não surpreendeu os habitantes daquela localidade, dado que Thatcher é vista até hoje como uma figura que acima de tudo foi divisiva do povo do Reino Unido.
A estátua acabaria depois por ser inaugurada e foram várias as pessoas que pararam para tirar selfies junto da mesma, levantando os protestos dos automobilistas que por ali passavam e buzinavam.
A estátua é da autoria do escultor Douglas Jennings e a ideia inicial era que fosse exposta perto do parlamento britânico, mas foi rejeitada por Westminster em 2018.
Outra estátua de Margaret Thatcher foi vandalizada em 2002, numa Galeria de Arte situada em Londres. Foi alvo de um ataque com um bastão de críquete e decapitada com uma barra de metal.