Estes automóveis pagam Classe 1 nas portagens (mas só com Via Verde)

Há muitos veiculos que são taxados como Classe 2 nas portagens, mas se tiverem Via Verde, passam a ser classificados como Classe 1. Veja aqui a lista.

O portal AutoSport notícia hoje que muitos modelos classificados como Classe 2 nas portagens em modo de pagamento manual apenas pagarão o correspondente à Classe 1 se passarem nos pórticos identificados como Via Verde.

Segundo o portal especializado em automóveis, e à luz do Decreto-Lei n.º 39/2005, de 17 de fevereiro, que indica: “os veículos ligeiros de passageiros e mistos, tal como definidos no Código da Estrada, com dois eixos, peso bruto superior a 2300 kg e inferior ou igual a 3500 kg, com lotação igual ou superior a cinco lugares e uma altura, medida à vertical do primeiro eixo do veículo, igual ou superior a 1,1m e inferior a 1,3m, desde que não apresentem tração às quatro rodas permanente ou inserível, pagam a tarifa de portagem relativa à classe 1 quando utilizem o sistema de pagamento automático”.

Assim sendo, desde que tenham sistema de pagamento automático há diversos veículos que apesar das suas dimensões continuam a pagar a taxa correspondente à Classe. O IMT disponibiliza uma lista, actualizada em maio deste mês, com os modelos e anos de construção dos veículos que estão abrangidos por esta redução na taxa de portagem.

Recomendadas

Evite o desperdício neste Natal. Conheça algumas dicas para um Natal mais sustentável e económico

Quanto aos embrulhos, os enfeites dos presentes, sugerimos que não rasgue o papel de embrulho e experimente estimá-lo e guardá-lo. Já pensou em optar por papel de jornais ou revistas para os embrulhos? Original e divertido.

Europ Assistance e Club Tek lançam seguro contra danos e roubo de telemóveis, tablets e computadores

A seguradora garante a reparação do equipamento em caso de danos acidentais (elétricos, danos por água, quebra de teclas, danos no ecrã). Se a reparação não for possível, o cliente tem direito à substituição do equipamento por outro novo com as mesmas características.

Sabia que as dívidas também prescrevem? Saiba mais sobre estes prazos

Relembramos que existem exceções na lei que podem alterar algum destes prazos. Por isso, o melhor será sempre o consumidor contactar primeiramente entidades que o possam ajudar e não deixar arrastar a situação. 
Comentários