Estes são os finalistas do Prémio Empreendedorismo e Inovação do Crédito Agrícola

Vegan Bio Foods, Portugal Bugs e Ethical Meat destacaram-se na categoria de Alimentação. Saiba quais são os restantes candidatos a vencedores dos prémios anuais do banco.

O Crédito Agrícola revelou esta terça-feira o nome dos doze finalistas da nona edição do Prémio Empreendedorismo e Inovação, uma iniciativa que pretende contribuir para o desenvolvimento dos sectores agrícola, agroalimentar e florestal e que este ano voltou a destacar o tema da sustentabilidade.

Em cada categoria existem três candidatos ao galardão:

Categoria “Digitalização e Automação”

  • Farmoo
  • D-Pico
  • Sistema Autónomo para a Colheira de Framboesa para o Mercado de Frescos

Categoria “Economia Circular e Biotecnologia Sustentável”

  • TecmaFoods – Insect Based
  • Eco-X
  • Phos2Recycle – Phosphorus Biofertilizers

Categoria “Alimentação, Nutrição e Saúde”

  • Vegan Bio Foods
  • Portugal Bugs
  • Ethical Meat

Categoria “Promoção da Inovação”

  • Innov4Food
  • Rewine
  • AlertaARROZ

O processo de candidaturas começou a 26 de abril e terminou a 10 de julho. Os vencedores de 2022 serão conhecidos no próximo dia 12 de outubro, numa cerimónia de entrega de Prémios, que será integrada na Cimeira Nacional de Agroinovação, em Santarém.

O vencedor de cada categoria – Digitalização e Automação; Economia Circular e Biotecnologia Sustentável; Alimentação, Nutrição e Saúde; e Promoção da Inovação – receberá um prémio monetário no valor de 5 mil euros, segundo a informação transmitida pela instituição financeira.

“Adicionalmente, serão ainda atribuídas duas distinções de reconhecimento especial para o melhor “Projeto de Elevado Potencial” promovido por Associado Crédito Agrícola e uma Menção Honrosa ao finalista que se destaque enquanto Jovem Empresário Rural, com prémios de 5 mil e de 2.500 euros, respetivamente”, avança o Crédito Agrícola, em comunicado enviado aos meios de comunicação social.

A ANI – Agência Nacional de Inovação, parceira do banco pelo sexto ano consecutivo, através do seu programa “Born from Knowledge” (BfK), atribuirá ainda o troféu “Árvore do Conhecimento” ao melhor projeto ou startup de base científica e tecnológica. Os anteriores vitoriosos desta categoria foram: Wildfire Protect, Soilife, ChestWine, Stex e Smart Trap.

Recomendadas

Cinco restaurantes portugueses conquistam primeira estrela Michelin

Encanto (José Avillez e João Diogo), Kabuki Lisboa (Paulo Alves), Kanazawa (Paulo Morais), Euskalduna Studio (Vasco Coelho Santos) e Le Monument (Julien Montbabut) receberam o selo de “cozinha de grande nível, compensa parar” no Guia Michelin Espanha e Portugal 2023.

Empresas de carnes e peixes artificiais veem “desafios” com a crise

Multinacionais como Beyond Meat ou Impossible Foods tiveram um crescimento exponencial em 2019-20 e hoje enfrentam quebras de vendas e despedimentos. Em Portugal, outras ‘agrotechs’ admitem preocupações, mas garantem impacto positivo do negócio no longo prazo.

Padaria Portuguesa transforma óleo alimentar em biocombustível

Produto é encaminhado para produzir o Eco Diesel B15, que permite reduzir até 18% as emissões de gases de efeito estufa.
Comentários