[weglot_switcher]

Estes são os perfis da tecnologia que o mercado de emprego mais vai querer em 2021

A Mind Source coloca no topo da procura perfis ligados à engenharia informática, seguidos de profissionais com competências em gestão de informação e matemática aplicada.
16 Dezembro 2020, 16h52

Full-stack developers, data analysts e product owners encabeçam a lista dos perfis mais procurados em 2021, segundo a empresa especializada em projetos de consultoria de tecnologias de informação e processos de negócio Mind Source.

Neste capítulo, 2021 será uma continuidade de 2020. “A procura por full-stack developers, data analysts e product owners continuará a marcar o mercado de trabalho, já que as competências destes profissionais respondem às principais necessidades das empresas que operam no setor de Tecnologias e Informação e Comunicação (TIC)”, afirma Rui Reis, executive director da Mind Source.

A empresa explica que no caso dos full-stack developers, por exemplo, os conhecimentos e a capacidade de programação em .Net, Java, PL/SQL e Outsystems serão argumentos particularmente valorizados. No que respeita aos analistas de dados, as competências mais procuradas pelo mercado deverão recair sobre SAS (Guide, DIS e Viya), assim como papéis relacionados com SQL Server Integration Services (SSIS), SQL Server Reporting Services (SSRS) e SQL Server Analysis Services (SSAS).

A metodologia Agile revelar-se-á particularmente importante numa altura em que esta abordagem de processos, práticas e ferramentas utilizada na criação de produtos ganha cada vez mais relevância. Nesta área em particular, a implementação de metodologias Agile e de gestão de mudança vão ser argumentos valorizados pelo mercado.

Num mercado onde a exigência e a capacidade de inovação continuam a ser argumentos importantes na contratação, a Mindsource Mind Source destaca também perfis com competências em gestão de informação e matemática aplicada entre aqueles que mais facilmente vão encontrar saída profissional.

“O mercado vai impor uma procura mais acentuada por competências específicas”, diz ainda Mind Source e dá como exemplos: profissionais com capacidades em arquiteturas Cloud (Azure, AWS, por exemplo) e com ‘skills’ nas áreas de infrastructure as a service (IAS) e platform as a service (PAAS). Da mesma forma, as competências relacionadas com aplicações de negócio em ambiente ‘cloud’, o trabalho com modelos preditivos e dashboards e os skills ligados ao armazenamento de dados (Data Lakes) também serão alvo de especial atenção no mercado de TIC em 2021.

No comunicado enviado às redações, a tecnológica também informa que “pretende reforçar as suas equipas com estes perfis em 2021, fazendo crescer a família da empresa e dando continuidade a uma estratégia de contratação que foi respeitada em 2020, ano em que a organização recrutou 58 pessoas”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.