[weglot_switcher]

Estilista japonês Issey Miyake morre aos 84 anos

Issey Miyake morreu no dia 5 de agosto de cancro do fígado.
9 Agosto 2022, 11h21

O estilista japonês Issey Miyake, que teve uma carreira de sucesso de mais de meio século na moda, tendo inclusive produzido a gola alta preta do fundador da Apple Steve Jobs, morreu aos 84 anos, informou a agência de notícias Kyodo citada pela “Reuters”.

Issey Miyake morreu no dia 5 de agosto de cancro do fígado e, até ao momento, não foram divulgados mais detalhes sobre a sua morte.

Miyake nasceu em Hiroshima e tinha sete anos quando a bomba atómica foi lançada sobre a cidade enquanto ele estava numa sala de aula. No entanto, sempre se demonstrou relutante em falar sobre o assunto por não querer ficar conhecido como o “designer que sobreviveu” à bomba, como escreveu em 2009 no “New York Times”.

“Quando fecho os olhos, ainda vejo coisas que ninguém deveria experienciar”, frisou Issey Miyake acrescentando que, em três anos, a mãe morreu devido à exposição à radiação.

“Tentei, ainda que sem sucesso, esquecer, preferindo pensar em coisas que podem ser criadas, não destruídas, e que trazem beleza e alegria. Eu gravitei em direção ao campo do design de roupas, em parte porque é um formato criativo que é moderno e otimista”, admitiu.

Depois de estudar design gráfico numa universidade de arte de Tóquio, Issey Miyake dedicou-se ao design de roupas em Paris, onde trabalhou com os famosos estilistas Guy Laroche e Hubert de Givenchy, antes de ir para Nova Iorque. Em 1970, regressou a Tóquio e fundou o Miyake Design Studio.

Ao longo da sua carreira desenvolveu mais de uma dúzia de linhas de moda que vão desde o seu principal Issey Miyake para homens e mulheres até bolsas, relógios e fragrâncias.

Em 2016, quando questionado sobre quais eram os desafios enfrentados pelos futuros designers, Miyake  indicou ao jornal britânico “The Guardian” que as pessoas provavelmente estariam a consumir menos.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.