[weglot_switcher]

Estimativa do Parlamento Europeu aponta para vitória do PS com 32,45%, elegendo nove eurodeputados

De acordo com esta primeira projeção de Bruxelas, o PS conseguirá eleger nove eurodeputados para integrar o grupo Aliança Progressista dos Socialistas e Democratas no Parlamento Europeu (S&D).
  • Cristina Bernardo
26 Maio 2019, 22h00

O Partido Socialista vence as eleições ao Parlamento Europeu com 32,45% dos votos, conseguindo eleger nove eurodeputados, de acordo com a primeira estimativa divulgada, este domingo, por Bruxelas relativamente a Portugal. PSD (22,90%) e Bloco de Esquerda (10,25%), surgem como segunda e terceira força política respetivamente.

De acordo com esta primeira projeção de Bruxelas, o PS conseguirá eleger nove deputados para integrar o grupo Aliança Progressista dos Socialistas e Democratas no Parlamento Europeu (S&D). Já o PSD, confirmando a projeção, elegerá seis deputados que integrarão o grupo Partido Popular Europeu.

A surpresa da noite poderá ser o reforço da presença do Bloco de Esquerda em Bruxelas, a eleição de um eurodeputado pelo PAN e a perda de força da CDU (PCP-‘Verdes’) e do CDS-PP.

O Bloco de Esquerda deverá alcançar 10,25% dos votos, conseguindo eleger dois deputados (mais um do que nas eleições de 2014). Já A CDU surpreende contrariando o resultado de 2014, quando elegeu quatro eurodeputados. Desta vez deverá conseguir eleger apenas dois, com 7,40% dos votos.

O PAN também surpreende ao conseguir um eurodeputado, segundo a estimativa de Bruxelas, com 5,50% – o mesmo número de deputados que o CDS-PP conseguirá com 6%.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.