[weglot_switcher]

Estímulos à economia alemã podem criar oportunidades para a indústria nacional

Berlim passa cheque de 50 mil milhões de euros para estimular uma economia em risco de recessão. Empresas portuguesas, sobretudo da indústria de componentes de automóveis, podem sair a ganhar.
  • Cristina Bernardo
7 Setembro 2019, 15h00

A ameaça de recessão paira sobre a Alemanha e, com o motor da economia europeia a desacelerar, os alarmes soaram nas capitais europeias. O abrandamento do motor europeu ameaça arrastar as economias dos restantes países da zona euro. Mas Berlim quis tomar as rédeas da situação e sinalizou um pacote de incentivos no valor de 50 mil milhões de euros. A concretizar-se, os analistas consultados pelo Jornal Económico consideram que os estímulos de Berlim terão impactos positivos na economia nacional, nomeadamente nas exportações de componentes de automóveis.

“O que é bom para a economia alemã é bom para a economia europeia, logo para Portugal”, analisa o presidente da Confederação da Indústria Portuguesa (CIP), António Saraiva.

Foi esta semana que o Bundesbank anteviu que a tendência da desaceleração económica está para durar e que a Alemanha se encontra à beira de entrar em recessão.

Artigo publicado na edição semanal de 23 de agosto de 2019, do Jornal Económico. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.