[weglot_switcher]

Estivadores: apesar das contratações, sindicato mantém greve em Setúbal

Foram contratados 56 trabalhadores para o Porto de Setúbal, mas o sindicato mantém a greve. A ministra do Mar fala em avanços nas negociações, mas as restantes partes envolvidas não parecem demonstrá-lo.
30 Novembro 2018, 18h31

A ministra do Mar anunciou esta sexta-feira que vão ser contratados mais 56 estivadores para o Porto de Setúbal, mas não parece ser isso que vai parar a greve, segundo adianta a SIC Notícias.

Ana Paula Vitorino afirmou que houve um avanço nas negociações, mas o Sindicato dos Estivadores e da Atividade Logística (SEAL) exige a resolução de problemas nos outros portos do país, para onde os problemas laborais resvalaram a seguir ao de Setúbal.

Para já, as negociações estão suspensas porque, segundo um comunicado da Operestiva, a empresa de trabalho portuário de Setúbal, “não foi possível chegar a acordo” com os trabalhadores que se encontram em greve.

“O único obstáculo à conclusão do acordo foi a intransigência dos representantes sindicais quanto ao Porto de Leixões e Sines. Estas são circunstâncias as quais a Operestiva e o Porto de Setúbal são totalmente alheios”, afirmou a empresa.

O Porto de Setúbal deverá registar uma quebra de 70% na carga movimentada na próxima semana e existe uma fuga consistente de clientes para outros portos, segundo avança a empresa, nomeadamente espanhóis, que não estão dispostos a perder tempo com as operações de carga e descarga.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.