[weglot_switcher]

Estrela de televisão vence eleições na Bulgária e propõe ex-ministro do antigo rei para liderar governo

Partido Este Povo Existe, fundado pelo apresentação de televisão Slavi Trifonov, suplantou o GERB do atual primeiro-ministro Boiko Borisov. Terá agora a difícil missão de garantir uma maioria capaz de apoiar um governo apostado no combate à corrupção e em retirar a Bulgária da cauda da União Europeia.
12 Julho 2021, 18h00

O partido de protesto Este Povo Existe, liderado pelo antigo músico e apresentador de televisão Slavi Trifonov, foi o mais votado nas eleições legislativas antecipadas que tiveram lugar na Bulgária neste domingo, com uma vantagem de seis mil votos quando só falta contar boletins de voto da diáspora sobre os conservadores do GERB, do até agora primeiro-ministro Boiko Borisov, que chegou a ser apontado vencedor pelas projeções à boca das urnas.

Nesta segunda-feira, após ser evidente a ligeira vantagem do Este Povo Existe sobre o GERB (23,9% contra 23,7%, com 98,92% dos votos escrutinados), Trifonov surpreendeu os búlgaros com o anúncio de que pretende apontar como primeiro-ministro Nikolay Vassilev, um economista de 51 anos atualmente ligado a gestão de ativos financeiros que em 2001 foi vice-primeiro-ministro e ministro da Economia do antigo rei da Bulgária, Simeão Saxe-Coburgo-Gota, que foi deposto em 1946, quando era uma criança, retomando o poder como primeiro-ministro após vencer as eleições legislativas de 2001.

O resto do executivo proposto pelo líder do Este Povo Existe, que nas legislativas de abril tinha conquistado apenas 17,7% dos votos, mais de oito pontos percentuais abaixo do GERB – o qual não conseguiu encontrar parceiros dispostos a coligar-se com o polémico Borisov -, inclui o ex-chefe de gabinete do monarca, Radi Naydenov, na pasta dos Negócios Estrangeiros, o antigo vice-ministro das Finanças Lubomir Datsov como ministro da Economia e dois gestores que trabalham para empresas estrangeiras, Maria Boychinova e Krassimir Nenov, nos ministérios das Finanças e da Energia.

Mas a tomada de posse do governo destinada a reformar a vida política e económica será dificultada pelo facto de o bloco de partidos motivados pelo combate à corrupção que associam às forças políticas tradicionais ficar bastante aquém da maioria no parlamento búlgaro. O Este Povo Existe terá cerca de 60 assentos entre os 240, sendo praticamente certo que lhe faltará pelo menos uma dezena quando somar os parlamentares dos aliados Bulgária Democrática e Mafiosos Daqui para Fora!, que ultrapassou por muito pouco o limite dos cinco por cento de votos.

Para que não se repita o impasse que forçou a realização das legislativas antecipadas do domingo passado, Slavi Trifonov necessitará de acordos com forças a que muitas vezes acusou de cumplicidade com os problemas do país, como os socialistas do BSP, ou então contar com o MRF, cuja base eleitoral corresponde sobretudo à minoria turca existente na Bulgária.

Slavi Trifonov destacou-se no arranque dos canais de televisão privados búlgaros, iniciando uma carreira musical à conta das bandas com que fazia sátiras da atualidade do país, tendo um disco com o título “Arrancar a Cabeça do Pato”. Chegou a tentar representar a Bulgária na edição de 2005 do Festival da Eurovisão, mas no ano passado tornou-se a estrela ascendente da política da Bulgária ao fundar o Este Povo Existe, cujo nome esteve quase a ser Não Existe um Estado como Este, na senda do Movimento Cinco Estrelas italiano.

Para o ex-bombeiro e ex-guarda-costas Boiko Borisov, primeiro-ministro em três ocasiões diferentes entre 2009 e 2021, após um mandato como presidente da Câmara de Sófia, a derrota é particularmente amarga. E o descontentamento do povo búlgaro com uma gestão que não tirou o país da cauda da União Europeia foi mais forte do que a implantação do GERB, integrado no Partido Popular Europeu.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.