[weglot_switcher]

Estudo refere que União Europeia não é a culpada dos problemas britânicos

Baixa produtividade e falta de qualidade das infraestruturas estão entre fatores que prejudicam a economia britânica.
  • Paul Hackett/Reuters
26 Setembro 2016, 16h11

Um relatório elaborado pelo Centre for European Reform afirma que é errado culpar a União Europeia pelas dificuldades do Reino Unido em libertar o seu potencial económico. O documento indica que, “com ajustamento às diferenças de preço, movimentos das taxas de câmbio e paridade do poder aquisitivo, os níveis económicos britânicos encontram-se na média europeia”.

De acordo com o diretor do CER, Simon Tilford, a raiz do problema passa por “falta de produtividade e dificuldades do lado da oferta, falta de habilitação da classe trabalhadora, gastos inadequados com infraestruturas e habitação, bem como a centralização de política e comércio em Londres”.

O Brexit pode, deste modo, vir a “agravar os problemas já existentes, deixando grande parte da população do país em áreas consideravelmente mais pobres do que a média da UE”.

Apesar dos estímulos do governo para contrariar qualquer efeito, Tilford nota que isso “não será suficiente para satisfazer os investimentos de longo prazo em infraestruturas e as competências necessárias”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.