[weglot_switcher]

ETA anuncia dissolução definitiva antes do verão

Objetivo passa por “fortalecer a credibilidade” da declaração do desaparecimento da organização separatista basca, que poderá acontecer antes do verão.
2 Abril 2018, 10h14

A organização separatista basca ETA está a concentrar esforços a nível internacional por forma a declarar o seu desaparecimento total e deverá anunciar a sua dissolução definitiva antes do verão, entre o final do próximo mês de maio e o início de junho, segundo adiantaram ao  jornal espanhol “El País” fontes ligadas ao processo.

A ETA delegou essa função no Grupo Internacional de Contacto (GIC), coordenado pelo advogado sul-africano, Brian Currín e no qual participam, entre outros, o ex-secretário geral da Interpol, Raymond Kendall.

Este é o mesmo grupo que também já tinha participado na Declaração de Aiete (reunião de várias personalidades mundiais realizada em San Sebástian, no País Basco) e que, em outubro de 2011, levou ao anúncio do fim do terrorismo por parte da ETA.

De acordo com o presidente do Foro Social, Agus Hérnan, o objetivo desta cobertura internacional passa por “fortalecer a credibilidade” da declaração do desaparecimento total da ETA. Porém, ainda não é conhecido o procedimento que a organização separatista basca levará a cabo para concluir a sua dissolução.

Este domingo, 1 de abril, a ETA referiu num comunicado divulgado na internet no jornal “Gara”, estar prestes a concluir o debate sobre a sua extinção iniciado entre os seus membros. A organização separatista basca anunciou em abril de 2017 o seu desarmamento. Criada em 1959 este grupo intensificou uma série de atentados nos anos 80, que duraram até 2010 entre Espanha e França, tendo-lhe sido atribuídas 829 mortes.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.