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Etapas para uma compra responsável

Ofertas tentadoras e ‘amigas’ da carteira. Quem nunca se deparou com uma situação deste género?
26 Maio 2023, 10h21

Todos os dias somos confrontados com anúncios que referem promoções de ‘encher o olho’, em que o lucro fácil e o consumismo descartável são palavras de ordem. Com isto, não queremos dizer que tudo é mau e de evitar. É claro que existem boas oportunidades em que o preço pode compensar, mas, antes de mais, convém fazer uma análise prévia ao mercado, aos valores praticados e se realmente estamos ou não a fazer uma boa compra.

Quais os passos que podem ser seguidos e tomados de forma a efetuarmos uma compra responsável?

  • Faça um orçamento, indicando quanto dinheiro tem para gastar, onde irá gastá-lo e como rentabilizá-lo, evitando despesas excessivas e que apenas conduzem a perda de fundos de forma inapropriada.
  • Faça uma lista de compras. Defina e estabeleça prioridades. Ao fazê-lo, estará a manter-se longe dos enleios que visam o desperdício de dinheiro, comprando apenas o que realmente necessita.
  • Saiba exatamente o que quer comprar. Ao ter consciência do que pretende, está a focar-se no que realmente importa e a evitar distrações que podem levar a gastar mais dinheiro do que dispõe.
  • Debata ideias com a sua família. Ao envolver os seus familiares, inclusive os mais jovens, no processo de compra de um bem poderá tornar as suas ideias mais ‘claras’ e enriquecedoras.
  • Faça uma análise prévia de mercado. Compare preços, verifique diversas lojas e escolha o sítio certo onde comprar, o que pode levar a uma maior poupança e previdência financeira. Pode utilizar simuladores como ferramenta de comparação de preços de eletrodomésticos.
  • Compre apenas aquilo de que efetivamente precisa. Ao fazê-lo, estará a ajudar a sua carteira bem como o ambiente, reduzindo a sua pegada ambiental e o consumismo exagerado e desproporcional, dando uma boa utilização ao produto que adquiriu e rentabilizando o seu dinheiro.

 

Pode contar com o apoio da DECO. Informe-se e contacte o Gabinete de Proteção Financeira: 213 710 238 ou gas@deco.pt. Relate-nos o seu problema pela linha WhatsApp 966 449 110. Visite o nosso site DECO.PT e siga-nos nas páginas de Facebook, Twitter, Instagram e Linkedin. 

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