[weglot_switcher]

EUA: fim-de-semana do Dia do Trabalhador deverá ser de protestos

As tensões raciais e a corrida presidencial prometem motivar várias ações nas ruas de várias cidades americanas neste fim-de-semana do trabalhador.
  • Jason Miczek/Reuters
5 Setembro 2020, 19h52

Os EUA preparam-se para um fim-de-semana de manifestações, tanto pró-Trump, como de oposição à violência policial e ao racismo, numa altura em que o país celebra o Dia do Trabalhador, reporta a Reuters.

Depois de um verão marcado por tensões raciais e sociais e pela mediatização de vários incidentes a envolver a polícia e cidadãos afro-americanos, o fim-de-semana prolongado com que setembro se inicia tem marcados vários protestos relacionados com esta temática. Ao contrário da maioria dos países, os Estados Unidos celebram o Dia do Trabalhador na primeira segunda-feira de setembro.

O mais notório realizar-se-á em Louisville, Kentucky, cidade na qual Breonna Taylor, uma trabalhadora hospitalar afro-americana de 26 anos, foi baleada em sua casa pela polícia local. Também a organização política norte-americana RefuseFascism.org organizou 23 protestos em várias cidades espalhadas pelo país contra a dupla presidencial Trump/Pence, incluindo Filadélfia, São Francisco e Seattle.

Por outro lado, apoiantes de Donald Trump organizaram várias ações para o mesmo período, numa demonstração de apoio ao presidente quando a corrida à reeleição entra na sua fase final. A Reuters destaca uma concentração de manifestantes pró-Trump em Atlanta, onde planeiam decorar os seus veículos com a bandeira americana e percorrer várias vezes a Interestatal 285, uma estrada que circunda a cidade.

A noite de sexta-feira havia já sido marcada por confrontos violentos em diversas cidades americanas onde se realizaram demonstrações e protestos. Em Portland, no Oregon, a polícia deteve 27 pessoas, à medida que a cidade se aproxima do centésimo dia de prostestos contra a violência policial. Em Rochester, New York, onde um afro-americano morreu em março asfixiado às mãos da polícia, uma manifestação a exigir a acusação criminal dos agentes envolvidos acabou em confrontos com as autoridades locais.

As eleições presidenciais norte-americanas realizam-se a 3 de novembro e opõem o atual presidente, Donald Trump, ao candidato democrata e ex-vice-presidente de Barack Obama, Joe Biden.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.