[weglot_switcher]

“Houve um progresso alarmante” na capacidade bélica da Coreia do Norte

Kim Jong-un está a um passo de construir uma ogiva nuclear pequena o suficiente para caber num míssil, revela relatório do Pentágono.
  • KCNA/via REUTERS
26 Julho 2017, 10h18

Os Serviços de Informação de Defesa (DIA) do Pentágono acreditam que a Coreia do Norte tem capacidade bélica para bombardear os Estados Unidos e pode mesmo vir a desenvolver mísseis balísticos intercontinentais com capacidade para transportar uma ogiva nuclear até ao território norte-americano, no próximo ano.

Estas são as mais recentes conclusões do Departamento de Defesa dos Estados Unidos, que tem assistido nos últimos anos a um descolar do programa nuclear norte-coreano. O jornal norte-americano ‘The Washington Post’, que teve acesso ao documento do DIA, indica que até 2018 o regime do líder norte-coreano, Kim Jong-un, pode passar dos protótipos às linhas de montagem de mísseis intercontinentais “fiáveis e nucleares”.

As previsões agora reveladas ultrapassam as que vários analistas já haviam feito sobre esta matéria. Apesar de o regime ter mostrado publicamente o que dizia ser uma ogiva nuclear, os analistas norte-americanos acreditam que só agora o conseguirá. O relatório indica que Kim Jong-un está a um passo de construir uma ogiva nuclear pequena o suficiente para caber num míssil e prosseguir com a sua intenção de bombardear os Estados Unidos.

“Houve um progresso alarmante”, afirmou Joseph DeTrani, ex-responsável pela pasta da Coreia do Norte para os Serviços de Inteligência Nacional. “No último ano, a Coreia do Norte ganhou uma capacidade militar que não tinha, conseguindo feitos que pensávamos que nunca conseguiriam”.

Os Estados Unidos prevêem ainda novos testes nucleares nos próximos dias. A próxima quinta-feira, feriado em que se celebra o fim da Guerra da Coreia, é apontado pelas autoridades norte-americanas como o dia estabelecido pelo regime norte-coreano para levar a cabo um novo teste nuclear. No último teste norte-coreano bem sucedido, a 4 de julho, feriado nos Estados Unidos, foi disparado um míssil com capacidade para atingir o Alasca.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.