[weglot_switcher]

EUA anunciam tarifas de 1,66 mil milhões de euros sobre alumínio oriundo de 18 países

Washington, que tem instaurado taxas aduaneiras sobre diversos produtos das mais variadas origens sob a administração de Donald Trump, prepara-se agora para retaliar o que classifica de dumping de alumínio, algo que terá de ser ainda avaliado pela Comissão de Comércio Internacional.
9 Outubro 2020, 15h48

Os Estados Unidos anunciaram que irão coletar 1,96 mil milhões de dólares, ou 1,66 mil milhões de euros, em taxas aduaneiras sobre o alumínio de 18 países, fez hoje saber o Secretário de Estado do Comércio norte-americano, Wilbur Ross.

A decisão surge depois das suspeitas de Washington de que os países agora visados estariam a fazer dumping do material no mercado americano. Este grupo de 18 nações é constituído pela Alemanha, Brasil, Croácia, Egito, Grécia, Índia, Indonésia, Itália, Roménia, Omã, Eslovénia, Sérvia, África do Sul, Espanha, Coreia do Sul, Taiwan, Turquia e Bahrain.

A Comissão de Comércio Internacional dos EUA irá agora proceder a uma investigação à possibilidade destes países terem intencionalmente cortado preços no mercado americano para prejudicar os produtores locais. Em caso afirmativo, a quantia coletada manter-se-á nos cofres norte-americanos, mas caso tal cenário não fique provado, os EUA terão de restituir as taxas cobradas.

Depois de ter anunciado tarifas ao alumínio importado para território americano, independentemente da sua origem, a administração Trump acrescenta agora novas taxas, desta feita sobre um grupo específico de produtores. Vários analistas e empresários mostraram-se preocupados com o aumento expectável no preço do material, mas Wilbur Ross desvalorizou a questão, apontando para o aumento na venda de caravanas e barcos como um sinal de uma indústria forte.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.