[weglot_switcher]

EUA “apunhalaram-nos pelas costas”, acusa Erdogan

Em causa estão as sanções económicas impostas pela Administração Trump à Turquia, por se recusar a extraditar um pastor norte-americano preso no país, que vieram agravar ainda mais a condição económica da Turquia, pressionada pela desvalorização imparável da lira.
  • Recep Tayyip Erdogan
13 Agosto 2018, 17h05

O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdoğan, acusou esta segunda-feira os Estados Unidos de “apunhalarem pelas costas” o Governo turco, numa altura em que as turbulências do mercado colocam a economia do país em xeque. Em causa estão as sanções económicas impostas pela Administração Trump à Turquia, por se recusar a extraditar um pastor norte-americano preso no país.

“Estamos [Turquia e Estados Unidos] juntos na NATO e depois eles procuram apunhalar um parceiro estratégico nas costas”, afirmou o líder turco, numa conferência de imprensa em Ancara. “Eles agem, por um lado, como parceiros estratégicos, mas, por outro, disparam balas no pé dos seus parceiros estratégicos”, acrescentou referindo-se às novas sanções económicas aplicadas na sexta-feira pelos Estados Unidos contra a Turquia.

A passada sexta-feira foi o pior dia no que toca à desvalorização da lira. O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, aprovou a duplicação das tarifas aduaneiras de 20% sobre as importações de alumínio da Turquia e 50% sobre as de aço, cujo efeito se fez sentir de imediato nos mercados. A bolsa turca caiu 17%, enquanto os custos de empréstimos do Governo subiram 18% ao ano. Já a inflação atingiu os 15%.

Preso há dois anos pelas autoridades turcas, o pastor norte-americano Andrew Brunson está no epicentro da disputa entre os Estados Unidos e a Turquia. Andrew Brunson foi acusado de ter ligações ao Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) e ao movimento revolucionário que esteve por detrás da tentativa de golpe de Estado em 2016. Tendo em conta a recusa do Governo turco em extraditar Andrew Brunson para os Estados Unidos, a Administração Trump decidiu avançar com um novo pacote de sanções económicas contra o país.

Embora o banco central da Turquia tenha prometido implementar “todas as medidas necessárias” para fazer face à crise e disponibilizar aos bancos “toda a liquidez que de que precisam”, a lira continua em queda. Os investidores temem que os danos provocados pela queda da lira nos mercados se venham a disseminar e, esta manhã, as bolsas europeias abriram em baixa, com os investidores a venderem ativos mais arriscados, incluindo moedas de mercados emergentes.

Recep Erdoğan desvalorizou a queda da moeda, referindo-se a ela como “uma tempestade numa chávena de chá” e pediu aos turcos para venderem dólares e comprarem liras para ajudar a impulsionar a moeda.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.