[weglot_switcher]

EUA: Câmara dos Representantes aprova novas sanções contra a Rússia, Irão e Coreia do Norte

Trata-se de um rude golpe para a Administração Trump que pensava aliviar algumas das sanções impostas ao país liderado por Vladimir Putin.
  • Jonathan Ernst/REUTERS
25 Julho 2017, 23h49

A Câmara de Representantes dos Estados Unidos da América aprovou hoje um projeto de lei que impõe novas sanções contra a Rússia, Irão e Coreia do Norte. A proposta foi aprovada por 419 votos contra 3. E será agora analisada pelo Senado.

O texto justifica o reforço das sanções contra a Rússia “pela sua suposta interferência durante a campanha eleitoral nos EUA no ano passado”, e atribui as sanções ao Irão e à Coreia do Norte “devido aos seus programas de armamento”.

De acordo com o presidente da Câmara de Representantes, Paul Ryan, este pacote de medidas é uma maneira de pressionar “os nossos maiores adversários de forma a proteger os norte-americanos”.

O legislador conservador Ed Royce assinalou que “os serviços de inteligência já chegaram à conclusão de que este ex-agente da KBG [Vladimir Putin] tentou interferir na nossa eleição”. “Se não fizermos nada, a Rússia continuará com as suas agressões”.

Este projeto de lei inclui um mecanismo que limita a capacidade do presidente Donald Trump de evitar a aplicação de sanções à Rússia. Assim, se o Senado confirmar o projeto, a única opção que restará a Trump para manter a sua margem de manobra será vetar a medida.

A Casa Branca informou entretanto que o presidente Donald Trump ainda não tomou nenhuma decisão sobre esta matéria.

 

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.