[weglot_switcher]

EUA: Casa Branca prestes a demitir Secretário de Estado?

Plano que prepara a substituição de Tillerson terá sido desenhado pelo chefe de gabinete de Trump, John Kelly, e aguarda ‘luz verde’ do presidente.
  • Kevin Lamarque/REUTERS
30 Novembro 2017, 17h41

De acordo com o New York Times, a Casa Branca, Donald Trump, está a preparar a substituição do Secretário de Estado Rex Tillerson pelo atual diretor da CIA, Mike Pompeo. Segundo o Times, Tillerson deverá ser empurrado para fora do cargo até ao final do ano, se Trump der o seu aval ao plano definido pelo seu chefe de gabinete John Kelly  (o que ainda não terá acontecido).

A relação de Trump com Tillerson não tem sido das melhores, a crer no que tem vindo a ser noticiado pela comunicação social americana. Para além de ter chamado Trump de “débil mental”, Tillerson chocou com Trump numa série de questões da responsabilidade, desde a forma como os EUA deveriam lidar com a ameaça nuclear da Coreia do Norte,  o conflito do Qatar com os seus vizinhos árabes, ou o acordo com o Irão, e em Agosto, Trump terá dito que estava “farto” de Tillerson.

Mais complicada só talvez a sua relação com os próprios trabalhadores do Departamento de Estado. Desde março passado que circulavam informações de que a equipa sob a alçada de Tillerson estava desmoralizada com o futuro do Departamento, desencorajados pela forma distante e aparentemente desinteressada como Tillerson os tratava e com a sua incapacidade ou falta de vontade para nomear pessoas para cargos diplomáticos importantes.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.