EUA enfrentam “choque económico e de saúde” que pode “deixar cicatrizes permanentes”

O secretário-geral da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) afirmou na quinta-feira que os Estados Unidos estão a enfrentar “um choque económico e de saúde” que pode “deixar cicatrizes permanentes”.

Estados Unidos da América

A OCDE recomendou ao Governo norte-americano que continue a oferecer assistência pública aos seus residentes e às empresas afetadas pela pandemia

Estas são algumas das sugestões feitas no último estudo económico da OCDE sobre os Estados Unidos, apresentado na quinta-feira, que também sublinha a necessidade de o apoio económico persistir em empresas de setores como o lazer ou a restauração mesmo depois de a atividade económica ter sido totalmente reativada.

“A economia dos EUA está a debater-se com um choque económico e de saúde que ameaça atrasar os ganhos económicos significativos da última década e deixar cicatrizes permanentes”, disse o Secretário-Geral da OCDE, Angel Gurría, no lançamento do estudo.

Gurría explicou que também é importante “ajudar as pessoas a regressarem ao trabalho, eliminando barreiras regulamentares desnecessárias ao emprego e à mobilidade” para impulsionar a recuperação e ajudar a evitar uma queda do nível de vida e da igualdade.

O estudo da OCDE projeta uma recuperação “gradual” após a pandemia da covid-19 ter travado “abruptamente” uma expansão de uma década e reduzido o rácio emprego-população ao seu nível mais baixo de sempre.

Na melhor das hipóteses, o crescimento do PIB irá recuperar para 4,1% em 2021 após uma queda de 7,3% em 2020, enquanto que uma segunda vaga de surtos fará um crescimento do PIB de 1,9% em 2021 após uma queda de 8,5% em 2020.

De acordo com a OCDE, é necessário melhorar a coordenação das políticas de saúde a todos os níveis de Governo em Washington, para assegurar que os sistemas de seguro de saúde não permitam que grandes grupos populacionais caiam nas lacunas entre diferentes programas.

“Para minimizar o risco de uma segunda vaga causar outro bloqueio económico em grande escala, será fundamental desenvolver procedimentos de teste, monitorização, seguimento e isolamento”, disseram os peritos da instituição sediada em Paris.

Na frente económica, a OCDE afirmou que “todos os esforços devem concentrar-se no relançamento do crescimento e do emprego a longo prazo, com medidas políticas concretas para remover barreiras ao emprego e oportunidades futuras”.

Recomendadas

PremiumLeia aqui o Jornal Económico desta semana

Esta sexta-feira está nas bancas de todo o país a edição semanal do Jornal Económico. Leia tudo na plataforma JE Leitor. Aproveite as nossas ofertas para assinar o JE e apoie o jornalismo independente.

Dois terços dos municípios aplicam derrama de IRC sendo 127 com taxa máxima

Dois terços dos municípios portugueses vão cobrar derrama de IRC às empresas instaladas nos seus concelhos, havendo 127 que aplicarão o valor máximo de 1,5%, segundo a tabela de taxas agora divulgada pelo fisco.

Governo aprova extinção do fundo de pensões da Caixa

A extinção do fundos de pensões da CGD já está aprovada. Os beneficiários não serão, contudo, prejudicados, já que as responsabilidades passam para a CGA.
Comentários