[weglot_switcher]

EUA enviam terceiro porta-aviões para pressionar Coreia do Norte

A imprensa sul-coreana dá conta de que os Estados Unidos estão a planear um conjunto de exercícios militares de demonstração de força, em parceria com o Governo sul-coreano de Moon Jae-in.
6 Junho 2017, 10h22

O porta-aviões USS Nimitz, o navio de guerra operacional mais antigo da marinha dos Estados Unidos, partiu da costa norte-americana com destino às águas da península coreana, com o objetivo de asfixiar a Coreia do Norte e as ameaças nucleares do líder norte-coreano, Kim Jong-un. Este é já o terceiro porta-aviões que os Estados Unidos enviam para o Pacífico, numa altura em que se assiste a um escalar na tensão entre os dois países.

Segundo avança o jornal ‘Business Insider’, o USS Nimitz vai juntar-se ao USS Carl Vinson e ao USS Ronald Reagan, os outros dois porta-aviões que já estão estacionados na península coreana. A imprensa sul-coreana dá conta de que os Estados Unidos estão a planear um conjunto de exercícios militares de demonstração de força, em parceria com o Governo sul-coreano de Moon Jae-in.

“Os Estados Unidos estão a discutir com o nosso Governo exercícios militares conjuntos que podem vir a envolver um ataque com porta-aviões”, indica fonte do Governo sul-coreano à agência de notícias sul-coreana Yonhap.

O primeiro porta-aviões norte-americano a navegar próximo das águas terroritoriais coreanas foi o USS Carl Vinson, que entrou no mar do Japão a 25 de abrir, dados os receios de que a Coreia do Norte testasse um novo míssil, por ocasião da comemoração do 105º aniversário do nascimento do primeiro presidente norte-coreano Kim Il-sung – o avô do atual líder do país.

“A Administração Trump demonstra um poder de contenção da Coreia do Norte ao realizar ações concretas e esperamos que as ações sejam diferentes das da Administração anterior”, afirmou a mesma fonte do Governo sul-coreano.

O USS Nimitz irá navegar com vários destruidores de mísseis guiados. O secretário da Defesa norte-americano, Jim Mattis, a Coreia do Norte é “um perigo claro e iminente” para o mundo e deve ser controlado. Também a Organização das Nações Unidas (ONU) já anunciou um novo pacote de sanções económicas à Coreia do Norte, numa tentativa de cortar as verbas públicas para a compra de armamento militar norte-coreano.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.