EUA equacionam barrar voos provenientes do Reino Unido

Apesar destas autoridades afirmarem que ainda não foi tomada qualquer decisão, o “The Independent” cita um responsável que realça que “todas as opções estão em cima da mesa”.

As autoridades de saúde dos EUA estão a equacionar a aplicação de medidas que possam limitar a entrada de cidadãos provenientes do Reino Unido em território norte-americano, avança esta segunda o “The Independent”.

Apesar destas autoridades afirmarem que ainda não foi tomada qualquer decisão, o “The Independent” cita um responsável que realça que “todas as opções estão em cima da mesa”.

“Creio que tudo é possível”, referiu Brett Giroir, da autoridade de saúde norte-americana. “Temos que colocar todas as opções em cima da mesa, abrir uma discussão científica e fazer a melhor recomendação”.
As autoridades britânicas alertaram a Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre a descoberta de uma nova variante do SARS-CoV-2, que, segundo a DGS, “apresenta “múltiplas mutações numa das proteínas do vírus (na proteína da espícula)”.

“Estas alterações podem estar associadas ao aumento da transmissibilidade do novo coronavírus. As mutações do vírus, que tornaram esta variante a dominante no Reino Unido, estão a ser acompanhadas pelo Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças e pelas autoridades de saúde em Portugal”, acrescenta a informação enviada pela DGS.

A Direção-geral da Saúde assume que a nova estirpe “parece não ter impacto na mortalidade por covid-19”, embora a informação disponível ainda seja “insuficiente para que existam dados definitivos sobre esta nova variante e o seu impacto na pandemia”.

“O impacto desta nova variante na sensibilidade e especificidade dos testes laboratoriais utilizados para o diagnóstico de Covid-19 está ainda a ser analisado, mas a Orientação 015/2020 da DGS recomenda a utilização de pelo menos dois alvos distintos do genoma para o diagnóstico laboratorial por RT-PCR, por precaução, para acautelar este tipo de situações”, refere a DGS, sobre a nova estirpe que acelera a transmissão do vírus em até 70%.

A autoridade de saúde lembra ainda que “não existem dados que sugiram a perda de eficácia das vacinas”, que “demonstraram ser capazes de induzir a produção de anticorpos protetores nos seres humanos contra várias regiões da espícula do vírus”.

Diversos países europeus, incluindo Países Baixos, Bélgica, Itália e Alemanha, suspenderam voos e transportes marítimos provenientes do Reino Unido.

O Governo português restringiu a entrada no país de passageiros de voos provenientes do Reino Unido a cidadãos nacionais ou legalmente residentes em Portugal, anunciaram hoje os ministérios da Administração Interna e da Saúde.

Os Estados-membros da União Europeia (UE) vão reunir-se de emergência na segunda-feira para discutir a nova variante do SARS-Cov-2, visando coordenar as respostas comunitárias, anunciou hoje o porta-voz da presidência alemã da UE, Sebastian Fischer.

Segundo os cientistas britânicos, a nova estirpe parece ser responsável pelo aumento preocupante das infeções em Londres e em vários condados do sudeste e leste da Inglaterra, tendo obrigado a confinar mais de 20 milhões de pessoas.

Relacionadas

Reino Unido. Portugueses e residentes que viajem sem teste podem fazer exame à chegada a Portugal

Para evitar que fiquem impedidos de viajar, os portugueses e residentes no país que embarquem desde o Reino Unido sem teste à Covid-19, vão realizar o teste à chegada aos aeroportos nacionais.

França prepara protocolo para reabrir fronteiras com o Reino Unido “nas próximas horas”

Depois de ter mandado encerrar as fronteiras com o Reino Unido, face ao registo de uma nova estirpe da Covid-19, o Governo francês prepara-se para decretar novas medidas para controlar as entradas e saídas do país.

Nova estirpe provoca caos no Reino Unido com retenção de pessoas e mercadorias

Na sequência do registo de uma nova variante da Covid-19 em Inglaterra, Boris Johnson procedeu ao agravamento de medidas que resultaram no confinamento de Londres e do sudeste e leste do país. Face às novas restrições, milhares de pessoas tentaram fugir da capital este domingo e em Kent, centenas de camiões aguardam ‘luz verde’ para entrar em França. Nova estirpe fechou as portas do mundo ao Reino Unido.
Recomendadas

Covid-19: Pandemia provocou mais 300 mil mortes na UE do que as oficiais, diz OCDE

“No final de outubro de 2022, mais de 1,1 milhões de mortes de covid-19 foram reportadas em todos os 27 países da UE, mas os dados sobre o excesso de mortalidade sugerem que se trata de uma subestimativa e que mais 300 mil pessoas morreram devido ao efeito direto ou indireto da pandemia”, refere o relatório da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) e da Comissão Europeia (CE).

Covid-19: Problemas de saúde mental aumentaram na Europa, sobretudo nos jovens

A Organização para Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) explica no relatório comparativo da situação de saúde na Europa que, enquanto em 2019 a percentagem de jovens entre 15 e 24 anos com sintomas de depressão era de 6%, contra 7% nos adultos, com o coronavírus os números aumentaram em todos os países para os quais existem dados.

Covid-19: Várias cidades da China relaxam medidas de prevenção epidémica

Várias cidades chinesas estão a abolir algumas medidas de prevenção contra a Covid-19, sinalizando o fim gradual da estratégia ‘zero casos’, que manteve o país isolado durante quase três anos e afetou a economia.
Comentários