EUA: Inflação de dezembro no nível mais baixo em cinco anos

A inflação homóloga nos Estados Unidos desacelerou em dezembro e ficou no nível mais baixo desde outubro de 2009 (0,7%), penalizada pelo forte recuo nos preços da energia, indicou hoje o Departamento do Comércio. O aumento de preços de 0,7% representa um recuo de 0,5 pontos em relação ao nível de novembro, afastando-se ainda mais […]

A inflação homóloga nos Estados Unidos desacelerou em dezembro e ficou no nível mais baixo desde outubro de 2009 (0,7%), penalizada pelo forte recuo nos preços da energia, indicou hoje o Departamento do Comércio.

O aumento de preços de 0,7% representa um recuo de 0,5 pontos em relação ao nível de novembro, afastando-se ainda mais do objetivo de 2% pretendido pela Reserva Federal (Fed), banco central norte-americano.

A queda tem em conta a descida do preço dos bens e serviços energéticos, que caíram 11,9% em relação a dezembro de 2013, um recuo pelo quarto mês consecutivo num cenário de forte redução do preço do petróleo.

Se forem excluídos os setores da energia e da alimentação, os preços aumentaram 1,3%.

OJE/Lusa

Recomendadas

Medida do IVA 0% nos bens essenciais, em destaque nos jornais espanhóis

O “El País” nota que as notícias do fim do IVA em produtos básicos e aumento do salário dos trabalhadores da Função Pública chegaram no mesmo dia em que o INE confirmou que o défice se situou em 0,4% do PIB.

Crise da Inflação: Subida na isenção de IRS no subsídio de refeição dá alívio fiscal de 132 milhões de euros no privado

A subida do subsídio de refeição da função pública para seis euros, a partir de abril, vai fazer avançar para este valor a isenção de IRS deste tipo de subsídio pago em dinheiro.

Crise da Inflação: Presidente do Governo dos Açores diz que medidas não devem “excluir” a região

O presidente do Governo açoriano referiu que tem vindo a alertar para esta necessidade nas reuniões do Conselho de Estado e no diálogo que mantém com o primeiro-ministro, António Costa.