[weglot_switcher]

EUA: Nomeado de Trump para Supremo já critica presidente

O juiz descreve o ataque do presidente como “desmoralizador” e “desencorajador” para os tribunais federais.
  • Kevin Lamarque/REUTERS
9 Fevereiro 2017, 19h43

O juiz nomeado por Donald Trump para o Supremo Tribunal, Neil Gorsuch, criticou ontem o ataque do presidente aos juízes durante uma reunião privada com o senador democrata Richard Blumenthal.

As criticas vêm no seguimento do ataque de ontem do presidente norte-americano ao juiz que confirmou a suspensão da ordem executiva que anti-imigração que bloqueava o acesso de refugiados e cidadãos de sete países muçulmanos aos EUA, segunda a agência Lusa divulgada pelos meios de comunicação.

“Até um mau aluno do secundário” consideraria o decreto anti-imigração “perfeito”, declarou Trump, salientando que os juízes estão mais preocupados com política do que em seguir a lei afirmando que o juiz em questão quer “colocar o país em perigo”.

O juiz descreve o ataque do presidente como “desmoralizador” e “desencorajador” para os tribunais federais, revela o democrata Blumenthal que divulgou na imprensa a conversa privada que teve com o nomeado ao Supremo.

“Se alguma coisa acontecer, culpem-no a ele e ao sistema dos tribunais”, escreveu Trump na rede social Twitter.

O ataque do presidente estende-se ao senador democrata, a quem acusa de deturpar as palavras do seu nomeado.

“O senador Richard Blumenthal, que nunca lutou no Vietname apesar de ter dito durante anos que sim (grande mentira), agora deturpa o que o Juiz Gorsuch lhe disse?”, revelou Trump ainda no Twitter.

Blumenthal foi criticado durante a campanha de 2010 para o Senado por ter dito que tinha servido no Vietname, e ter-se descoberto que afinal tinha cumprido toda a sua comissão nos Marines em território norte-americano.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.