EUA: Novos pedidos semanais de subsídio de desemprego descem, mas mantêm-se acima dos 800 mil

A expectativa de aprovação do pacote de estímulo à economia terá impactado os números desta semana, mas a indefinição causada pela exigência do presidente Trump de cheques mais altos às famílias poderá colocar em causa o acordo bipartidário do Congresso e dar força às exigências dos democratas.

Estados Unidos | Getty Images

Os pedidos iniciais de apoio ao desemprego nos EUA foram de 803 mil na semana terminada a 19 de dezembro, comunicou o Departamento do Trabalho norte-americano esta quarta-feira. Estes pedidos desceram em relação à semana passada e ficaram abaixo das expectativas do mercado, mas permanecem acima da barreira dos 800 mil.

Depois de um pico de infeções por Covid-19 nos EUA ter levado à subida deste indicador nas duas últimas semanas, os últimos dados parecem refletir já o muito antecipado pacote de estímulos à economia norte-americano, que se esperava ter sido aprovado esta semana.

No entanto, o presidente Trump ameaça bloquear a lei, visto que, na sua opinião, os pagamentos diretos a fazer aos cidadãos deveriam ser muito maiores do que o acordado entre republicanos e democratas no Congresso.

Recorde-se que, após muitas negociações, ambos os partidos concordaram num plano que enviaria cheques de 600 dólares (491,4 euros) às famílias, além de um subsídio federal ao desemprego de 300 dólares (245,7 euros) semanais. Trump apelidou este acordo de “desgraça” e pede cheques de 2.000 dólares (1.638,1 euros) por indivíduo.

Em termos de desemprego, os dados conhecidos esta quarta-feira mostram que 5,3 milhões de americanos recebiam, a 5 de dezembro, o subsídio previsto para contrariar esta situação, o que representa uma descida em relação aos 5,5 milhões verificados na semana anterior.

O esquema de Assistência Pandémica ao Desemprego, que engloba trabalhadores que, pela natureza do seu trabalho ou por já terem esgotado o subsídio federal a que tinham direito, não estão abrangidos pelo subsídio de desemprego, recebeu mais 398 mil pedidos. Na semana anterior, este número havia sido de 454 mil.

Recomendadas

Reino Unido: Congresso do Partido Conservador ensombrado por “tempestade” financeira 

Eleita líder dos ‘tories’ apenas no início de setembro, Truss vai enfrentar militantes e deputados irritados com a repercussão do “mini-orçamento” de 23 de setembro nos mercados financeiros, afundando o valor da libra esterlina e fazendo disparar os juros da dívida pública. 

Austrália anuncia sanções contra 28 russos após anexação

As novas sanções visam pessoas que violam a lei internacional para “legitimar as ações ilegais da Rússia na Ucrânia por meio de falsos referendos, desinformação e intimidação”, referiu o comunicado.

Eleições do Brasil: Última sondagem dá vitória tangente de Lula na primeira volta

Caso nenhum dos candidatos obtenha a maioria de 50% mais um voto, este domingo, 2 de outubro, a segunda volta realiza-se com os dois mais votados no próximo dia 30.
Comentários