EUA nunca permitirão que o Irão possua arma nuclear, diz Biden

Biden prometeu reviver o acordo enquanto garante a segurança de Israel, o arqui-inimigo regional do Irão.

Os Estados Unidos nunca permitirão que o Irão adquira uma arma nuclear, assegurou o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, ao primeiro-ministro israelita Yair Lapid esta quarta-feira, numa altura em que Teerão procura garantias mais fortes de Washington para o renascimento de um acordo nuclear, avança a “Reuters”.

Israel opõe-se a um retorno ao acordo de 2015, que impôs restrições ao programa de armas nucleares do Irão em troca do levantamento das sanções dos EUA, União Europeia e Nações Unidas a Teerão.

Em 2018, o ex-presidente Donald Trump desistiu do acordo e reimpôs duras sanções, levando Teerão a violar os limites nucleares do pacto e a retomar o investimento nesse campo.

Agora, Biden prometeu reviver o acordo enquanto garante a segurança de Israel, o arqui-inimigo regional do Irão. Biden e Lapid também discutiram “ameaças representadas pelo Irão”, disse a Casa Branca em comunicado.

O presidente democrata enfatizou ainda a importância de concluir as negociações de fronteira marítima entre Israel e Líbano, acrescentou.

O escritório de Lapid reforçou que “falou longamente sobre as negociações sobre um acordo nuclear e o seu compromisso compartilhado de impedir o progresso do Irão em direção a uma arma nuclear”.

Recomendadas

Rússia apoderou-se formalmente da central nuclear de Zaporijia

A central de Zaporijia, a maior central nuclear da Europa, está nas mãos das tropas russas desde o início de março.

Primeira-ministra dinamarquesa convoca eleições antecipadas para novembro

O Partido Social Liberal, uma das formações que dá maioria ao Governo social-democrata, tinha ameaçado Frederiksen com uma moção de censura se não convocasse eleições, após apresentar em junho um relatório crítico sobre a gestão feita pelo executivo em relação ao abate de milhões de visons, devido a uma mutação do coronavírus.

Prémio Nobel da Química para 3 cientistas responsáveis química ‘bioorthogonal’

O termo química ‘bioorthogonal’ refere-se a qualquer reação química que pode ocorrer dentro de sistemas vivos sem interferir nos processos bioquímicos nativos. O termo foi cunhado por Carolyn R. Bertozzi em 2003.
Comentários