[weglot_switcher]

EUA pensaram nas Lajes para centro de “espionagem”, mas NSA e CIA rejeitaram ideia

A proposta, revelada por uma investigação do “The New York Times” esta semana, partiu do congressista lusodescendente Devin Nunes e terá sido debatida em Lisboa.
27 Abril 2018, 11h40

A Agência Nacional de Segurança dos Estados Unidos (NSA) e a CIA (Central Intelligence Agency) rejeitaram transformar a Base das Lajes, na Terceira, Açores, num centro de processamento de informação por desconfiarem da capacidade dos serviços secretos portugueses em lidar com informação confidencial norte-americana, noticia o “Público” esta sexta-feira.

A proposta, revelada por uma investigação do “The New York Times” esta semana, partiu do congressista  lusodescendente Devin Nunes e terá sido debatida em Lisboa, ainda pelo governo de Passos Coelho.

Num extenso artigo sobre o congressista republicano, intitulado de “Como Devin Nunes virou a Comissão dos Serviços Secretos do avesso”, o jornal norte-americano discorre sobre a carreira polítca dste descendente de açorianos que é agora visto como um dos maiores aliados de Donald Trump.

O jornal diz que Nunes contrariou o desinvestimento norte-americano na Base das Lajes, considerando os Açores “uma obsessão” do congressista.

“Foram apresentadas várias opções durante os contactos que mantivemos e essa foi uma delas”, confirmou uma fonte do Ministério dos Negócios Estrangeiros ao “Público”. A ideia só não foi para a frente porque os serviços secretos norte-americanos não têm a melhor ideia das secretas nacionais. Sobretudo, porque Portugal não faz parte do grupo de cinco países que tem acordos de partilha de informação sensível (Five Eyes – Austrália, Grã-Bretanha, Canadá, Nova Zelândia e Estados Unidos).

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.