A administração Biden pediu ao Departamento do Comércio que estude a hipótese de levantar algumas das tarifas impostas pelo antigo presidente, Donald Trump, à China, numa tentativa de combater a inflação.
A secretária do Comércio dos EUA, Gina Raimondo, afirmou este domingo à CNN que a Casa Branca pediu ao organismo que estudasse esta possibilidade, reconhecendo que, por exemplo, “em alguns artigos essenciais ou bicicletas pode fazer sentido”. Pelo contrário, a administração norte-americana pretende manter tarifas sobre as importações de aço e alumínio como forma de proteger estes sectores domésticos.
O presidente Biden havia já sinalizado que poderia remover algumas das barreiras ao comércio instauradas pela anterior administração, que entrou numa declarada guerra comercial com a segunda economia mundial. Também Pequim vinha sugerindo que os consumidores americanos eram prejudicados pelas tarifas, que agravam ainda mais a inflação no país.
A pressão nos preços nos EUA abrandou ligeiramente em abril, recuando para 8,3%, depois de bater máximos de 41 anos em março com 8,5%.
Raimondo sinalizou ainda que a falta de chips semicondutores que tem afetado o mercado norte-americano se deverá prolongar, pelo menos, até 2024, urgindo os legisladores no Congresso a aprovarem legislação que permita estimular este sector nos EUA.